Ô da poltrona!

Fonte: Revista Auto Bus Foto: Divulgação Sempre pensando na evolução e na busca por soluções para os problemas de mobilidade e acessibilidade no transporte coletivo, a empresa gaúcha Elevittá ...

Fonte: Revista Auto Bus
Foto: Divulgação

iveco53152-0.5-Info

Sempre pensando na evolução e na busca por soluções para os problemas de mobilidade e acessibilidade no transporte coletivo, a empresa gaúcha Elevittá Elevadores dá mais uma prova de sua expertise no assunto ao apresentar um novo conceito desenvolvido em parceria com a Iveco Bus. O dispositivo de poltrona móvel (DPM) instalado no modelo Daily Elevittá foi projetado para oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo de um Minibus. Trata-se da primeira van do Brasil a transportar 18 passageiros, com até três cadeirantes, mais o motorista.

Erivelto Weinert, diretor da Elevittá, comentou que os sistema de acessibilidade até então disponíveis para veículos MiniBus, do tipo vans, não propiciavam as mesmas condições de conforto e segurança as pessoas usuárias de cadeiras de rodas e não eram economicamente viáveis aos operadores, pois seguidamente os passageiros eram embarcados e transportados no compartimento traseiro do veículo, isolados dos demais passageiros. “Muito além de acessibilidade, nosso projeto proporciona inclusão, pois seja cadeirante ou não, todos os passageiros embarcam pela mesma porta e utilizam a mesma poltrona.  Conforto, segurança e acessibilidade foram as bases do projeto que culminou no nascimento do Daily Elevittá”, disse Erivelto.

O diretor ainda destacou o acionamento da poltrona, que é elétrico, com funcionamento eletromecânico, e todos os componentes desenvolvidos com o foco na simplicidade da operação e manutenção. “Além do dispositivo de poltrona móvel, muitas alterações foram feitas no modelo, como por exemplo a ampliação do compartimento de bagagens para comportar até três cadeiras de rodas, ou andadores, muletas, bengalas e demais itens”.

Legenda foto – Conforto, segurança e acessibilidade foram as bases do projeto que culminou no nascimento do Daily Elevittá. O dispositivo de poltrona móvel desenvolvido especialmente para a linha, pela empresa Elevittá, posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.