Motorista do Transcol faz sucesso com miniaturas de ônibus que confecciona

Fonte: Folha Vitória Fotos: Divulgação Imagine uma garagem que reúne viaturas policiais e ônibus de modelos contemporâneos, antigos, plotados com times de futebol conhecidos ou, até mesmo, modelos que ...

Fonte: Folha Vitória
Fotos: Divulgação

miniaturas

Imagine uma garagem que reúne viaturas policiais e ônibus de modelos contemporâneos, antigos, plotados com times de futebol conhecidos ou, até mesmo, modelos que não existem. Dificilmente essa garagem existe. Mas na casa do motorista de transporte coletivo Edismar Araujo, 43, isso é normal, porém é tudo em forma de miniatura.

Desde criança, Edismar gostava de brincar e desenhar modelos de ônibus, sonhando em ser motorista. Há 11 anos trabalhando na profissão, começou a criar as miniaturas dos ônibus com caixas de papelão. Com isso, alguns amigos viram e começaram a fazer encomendas. O que era apenas um passatempo, virou uma forma alternativa de complementação de renda.

Há cerca de um ano, o motorista passou a fazer as miniaturas usando também o vinil, dando uma qualidade maior ao produto. Atualmente, ele divulga o trabalho pelo Facebook e recebe, em média, 30 encomendas por mês, que vem de motoristas, passageiros ou de pessoas que gostam de seu trabalho.

Os modelos pedidos são os mais variados possíveis. Já foram desde os tradicionais ônibus do Transcol, atuais ou antigos, até os que nunca existiram, como da Desportiva, por exemplo. Com o tema futebol, o mais encomendado é o modelo rubro-negro do Flamengo.

Além desses modelos conhecidos, o motorista conta que já recebeu pedidos para criar ônibus especiais para o dia dos namorados e alguns pedidos diferentes. “Uma mulher, que conheceu o marido em um ônibus, encomendou algumas miniaturas para distribuir como lembrança das bodas de prata do casal”, lembra ele.

E as criações não se limitam a isso. Um modelo comemorativo especial com o tema da Olimpíada Rio 2016 também estão entre as miniaturas de Edismar.

Apesar dos ônibus serem os mais encomendados, Edismar ainda faz miniaturas de outros modelos, como o carro forte e as ambulâncias do Samu, por exemplo.

Em férias durante o mês de agosto, Edismar está aproveitando o tempo livre para ajudar no trabalho de educação das crianças. Alguns modelos de ônibus, carros e viaturas policiais foram confeccionados para serem levados à uma creche de Vila Velha, que vai realizar a semana de conscientização no trânsito em setembro.

Tudo é feito em sua própria casa. Quando está trabalhando, o motorista concilia a rotina da profissão com o trabalho de confecção das miniaturas, que precisa em média de 15 dias para ficar pronta.

desportiva

Cada peça é vendida pelo valor de R$ 25,00. Diferente de outras miniaturas, que são mais caras, Edismar diz que o preço também chama a atenção dos clientes. “Faço algo mais barato para que qualquer pessoa possa adquirir e ter uma lembrança dessa em casa”, conta.

Confira alguns modelos feitos pelo Edismar!