Mercedes-Benz paralisa produção a partir de 2ª

Fonte: Diário do Grande ABC Foto: Thiago Martins de Souza A partir de segunda-feira, a Mercedes-Benz vai suspender a produção de caminhões, ônibus e chassis na região por tempo determinado, mas não ...

Fonte: Diário do Grande ABC
Foto: Thiago Martins de Souza

0167

A partir de segunda-feira, a Mercedes-Benz vai suspender a produção de caminhões, ônibus e chassis na região por tempo determinado, mas não informado pela montadora alemã. A companhia colocou seus cerca de 9.000 funcionários da fábrica de São Bernardo em licença remunerada – 1.400 deles já estavam afastados desde fevereiro – devido à queda nas vendas, à baixa adesão ao PDV (Programa de Demissão Voluntária) e ao excedente agora estimado em 1.870 empregados.

Em comunicado enviado ontem aos seus colaboradores, a companhia informa que vive um dos piores momentos de sua história, em razão da crise econômica e do reduzido mercado de veículos comerciais (caminhões e ônibus), sobre o qual não possui qualquer controle. “Essa situação nos levou a uma alta ociosidade e, consequentemente, à necessidade crucial de reduzir o nosso quadro de pessoal. Para agravar ainda mais esse cenário, temos tido momentos de grandes dificuldades em nossa operação”, diz o boletim ao qual o Diário teve acesso.

Após lamentar a baixa adesão ao PDV – que ficou aberto em duas etapas, 1º de junho a 8 de julho e, depois, de 20 a 25 de julho, e recrutou 630 voluntários –, o informe diz que na semana que vem serão divulgados a data de retorno das atividades da montadora e comunicado, “individualmente, a todos os envolvidos, sobre o encerramento de seus contratos de trabalho.”

A Mercedes afirma que há 12 meses vem lançando mão de ferramentas para adiar os cortes enquanto a situação no mercado automotivo é crítica. Em setembro do ano passado, a montadora aderiu ao PPE (Programa de Proteção ao Emprego), com redução de 20% da jornada de trabalho e 10% dos salários, que se estendeu até maio. Diante da decisão por não renová-lo, os profissionais ganharam mais três meses de estabilidade, cujo prazo vence no dia 31. Ou seja, a partir de setembro, demitirá seu excedente de 1.870 operários.

Desde o dia 2, quando a firma cravou que faria as demissões, os empregados vinham realizando paralisações pontuais na fábrica, com o respaldo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O diretor da entidade, Moisés Selerges, conta que ficou surpreso com a atitude da montadora, já que havia conversas em andamento entre ambas as partes. “A história da relação entre Mercedes e sindicato sempre foi pautada pelo diálogo, e não por decisões unilaterais. Em nossas reuniões parecia um monólogo, pois ao mesmo tempo em que nos oferecíamos para construir uma saída juntos, com criatividade, a empresa apenas lamentava e dizia que não há mais o que fazer. Mas nós não vamos aceitar essa situação.”

Selerges afirma que reconhece a grande queda nas vendas do setor, mas acredita que o cenário não ficará para sempre assim. “O Brasil tem forte mercado para caminhões e ônibus. Da mesma forma que quando a demanda está intensa nós não abusamos para conseguir benefícios, acreditamos que agora deve haver equilíbrio. A empresa precisa promover responsabilidade social com seus trabalhadores. Nem que para isso sejam necessários repasses de outras unidades, fora do País, para socorrer as fábricas brasileiras.”


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.