Moradores realizam protesto para reativação do terminal de ônibus no Esplanada

Fonte: Paraíba Já
Fotos: Fábio Gonçalves / Divulgação

C077874A-706A-4A2D-86F2-1805548389AB

Na noite de terça-feira (09), moradores realizaram uma manifestação para solicitar a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) o retorno do terminal de ônibus no bairro Esplanada e a divisão das linhas 102 e A101, que foram unificadas recentemente.

De acordo com os populares, a unificação das linhas e a extinção do terminal ocasionam superlotação nos transportes públicos, em especial, no horário de pico. Conforme informações obtidas, foram realizadas duas reuniões na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), onde na primeira os moradores não foram convocados para dialogar sobre as mudanças, logo após tomar conhecimento, os populares enviaram ofício em anexo um abaixo assinado com aproximadamente 1.029 assinaturas contrárias ás modificações realizadas.

Os manifestantes realizaram após a entrega do documento à Semob uma reunião na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira com a presença de 100 moradores e com um representante da Unitrans – empresa que administra os transportes públicos referentes à manifestação -, onde reafirmaram a posição contrária ás mudanças apresentadas, porém mesmo com a desaprovação da população, a Semob modificou.

Após as mudanças, os moradores convocaram três vezes a direção da Semob para visitar a comunidade a fim de discutir sobre a situação, mas não foram atendidos, e por esta razão realizaram um protesto pelas ruas do bairro do Esplanada reivindicando a volta das linhas e do terminal, ao terminar a manifestação, receberam uma ligação da Semob convidando para uma reunião ás 9h na próxima quinta-feira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Informamos que estamos abertos ao diálogo mas que a reunião fosse realizada na comunidade. Estaremos esperando os representantes da Semob na próxima quinta na Praça Professor Adolfo. Caso não apareça faremos um protesto ainda maior”, prometeram.

 

0 Replies to “Moradores realizam protesto para reativação do terminal de ônibus no Esplanada”

  1. Leonardo Lins disse:

    Sabia que ia dar muído…

  2. Flávio Alves disse:

    E desde quando a SEMOB se preocupa com as opiniões dos moradores dos bairros? Infelizmente esta autarquia toma as suas decisões sempre em prol das empresas do sistema de transporte. Aliás, não apenas a comunidade do Esplanada é prejudicada com esta medida, mas os moradores dos Funcionários II e do João Paulo II também o são. O aumento de trajeto da linha prejudica a todos. A única beneficiada na história é a Reunidas que retira um funcionário, reduzindo os seus custos. De qualquer jeito, os custos já estão inclusos na passagem, o que só reforça a má vontade da SEMOB em servir aos cidadãos. Os moradores devem é acionar o Ministério Público. Afinal este desrespeito só evidencia a incapacidade da SEMOB em prestar serviços de qualidade.

  3. Leonardo Lins disse:

    O transporte público precisa de uma reformulação geral, unir toda grande João Pessoa, como há na Grande Recife que une vários municípios com 3 tipos de tarifas. Seria bom o governador criar esse tipo de sistema, aí sim seria a Grande João Pessoa, eu poderia pagar a tarifa C do Conde para Cabedelo, em um único ônibus e criação de vários terminais como TI Jacumã, TI Mangabeira, TI Funcionários, TI Cruz das Armas… entre outros e a criação de um grande terminal no centro, e a renovação de 300 ônibus novos como houve em Recife, que seria distribuído nas linhas alimentadoras, interterminais, circulares, perimetrais, e radiais, e a volta do sistema opcional que ligaria bairros distantes aos principais shoppings. Esta é a ideia:
    http://onibusdaparaibadesenhos.blogspot.com.br/search/label/Padroniza%C3%A7%C3%A3o.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.