A Feira Agroecológica Móvel de João Pessoa é um New Torino

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro Avelar Fotos: Heron Júnior  / Marcos Filho Em 20 de junho, foi entregue pela Prefeitura de João Pessoa o novo ônibus que passou a servir como ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Heron Júnior  / Marcos Filho

68DE8A64-C285-45BB-8795-05954815105E

Em 20 de junho, foi entregue pela Prefeitura de João Pessoa o novo ônibus que passou a servir como uma feira móvel para que agricultores familiares possam vender produtos orgânicos em vários pontos da cidade. Substituindo um Comil Svelto de 1999, o veículo é um Torino, da Marcopolo, no seu modelo atual, lançado em 2013. Lançado visando justamente os frotistas de transporte coletivo, é a primeira vez que a Marcopolo entregou o atual modelo do Torino para uma finalidade multiuso.

O veículo é encarroçado no chassi B270F da Volvo, sendo também o único dos quase 100 Torinos da Paraíba a não ser Mercedes-Benz. Fabricado na unidade matriz da Marcopolo em Ana Rech, Caxias do Sul, possui apenas duas portas e janelas gaúchas, uma vez que foi inteiramente adaptado para atender a função, com a instalação de prateleiras no lugar de poltronas.

O Torino foi adaptado para conter itens como frigobar, aparelhos de ar condicionado, balcões para os produtos, banheiro, caixa de água, luzes internas de LED – além das de fábrica – e piso autolimpante, além dos itens de série do Torino, como multiplex no painel e faróis de LED, incluindo luz diurna. Também é possível ver adaptações externas no Torino, como ligações elétricas e tenda.

AB2BE87A-B41A-4492-AD90-C374274D59BE

Este, até aqui, é o primeiro Torino do país em seu modelo atual a atender função multiuso. Lançado em 2013, o New Torino caiu nas graças dos frotistas, já estando presente em várias capitais e outras cidades. Só na Paraíba rodam quase 100 unidades do modelo, em João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita.

O antecessor

O New Torino adqurido pela Prefeitura via licitação – o investimento foi de R$ 500 mil – substitui um Comil Svelto de fabricação 1999 que pertenceu à Rogetur, onde operou as linhas de Cabedelo com a numeração 5118. Foi herdado pela Reunidas quando esta adquiriu a Rogetur, operando com a numeração 08118.

Mesmo sendo um modelo de uma marca a qual a Reunidas não trabalhava, o veículo ainda conseguiu durar um tempo considerável na empresa. Rodou até o final de 2007, quando foi substituído pelo Marcopolo Viale OF-1722M que roda até hoje.

Feira

Em 2008, o Grupo A.Cândido repassou o veículo para a Prefeitura de João Pessoa, que adaptou-o e transformou na Feira Agroecológica Móvel, cumprindo esta função até abril deste ano, quando foi substituído pelo New Torino.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.