Profissionais da Unitrans são homenageados em comemoração ao Dia do Motorista

Fonte: News Comunicação Fotos: Divulgação Este ano, as homenagens da Unitrans aos seus operadores, em comemoração ao Dia do Motorista, aconteceram em dois momentos. Quem trabalhou durante o dia, nesta ...

Fonte: News Comunicação
Fotos: Divulgação

05512f46-e05e-433f-8e38-04be7c667321

Este ano, as homenagens da Unitrans aos seus operadores, em comemoração ao Dia do Motorista, aconteceram em dois momentos. Quem trabalhou durante o dia, nesta segunda-feira (25) e encerrou sua jornada à noite, ao chegar na garagem pôde recarregar as energias com uma ceia e conversar descontraidamente com os colegas. Já quem estava escalado para o trabalho no início do dia desta terça-feira (26) pôde começar sua jornada bem mais disposto, após tomar um reforçado café da manhã que foi servido das 4h até por volta das seis hopras. A homanegem não se restringiu aos motoristas. Cobradores, fiscais e despachantes também participaram da comemoração já que trabalham juntos na operação das linhas. Cerca de 1.200 operadores participaram da comemoração.

Além da ceia e do café da manhã, os profissionais receberam de brinde um boné e uma medalhinha de São Cristovão, santo protetor dos motoristas. A comemoração, que já é tradição na empresa, aconteceu em um dos galpões da garagem da Unitrans, em Água Fria. O cardápio, que podia ser degustado à vontade, incluía iguarias preparadas pelo Buffet HBF, tais como, cuscuz, ovos mexidos, salsicha ao molho, sanduíche de queijo com presunto, bolos, biscoitos, pães de queijo, sucos, salgados, achocolatado e café com leite. O motorista e cantor nas horas vagas, Fernando Araújo, animou o ambiente com um repertório bem eclético com forró, sertanejo, pop rock e clássicos da MPB.

A celebração deste ano reforçou o espírito  de equipe e união que deve prevalecer entre motoristas, cobradores e fiscais e contemplou mais operadores que os anos anteriores. De acordo com a psicóloga Socorro Aragão, a proposta de homenagear os profissionais, em dois momentos distintos, para que mais funcionários pudessem participar, foi uma reivindicação dos próprios operadores. “Eles sugeriram a realização destes dois momentos e a direção da empresa achou justo o pedido e nos autorizou a ampliar as homenagens”, explica Socorro.

O motorista Joseilton da Silva, mais conhecido como ‘Vandame’, que opera a linha 102, elogiou a sensibilidade da direção da empresa em não apenas realizar a homenagem mas contemplar mais profissionais. “Estou muito satisfeito com a empresa que nos valoriza, não apenas nesta homenagem, mas no dia a dia, nos dando condições digna de trabalho, treinamentos, pagando os salários em dia, nos respeitando e dando oportunidades de crescimento. Ao fazer dois eventos, a diretoria mostra a sua sensibilidade”, disse ele que entrou na Unitrans como manobreiro e aproveitou uma chance para atuar como motorista.

Hamilton da Silva Félix, da linha 204, mais conhecido como ‘Bigodinho’, sempre sonhou em ser motorista. Ainda criança, brincava com uma direção velha e um pedaço de pau, simulando estar num ônibus, em viagens imaginárias. Aos 39 anos, ele se diz realizado. “Além de conquistar a profissão que sempre quis, tenho a oportunidade de trabalhar numa empresa séria, que valoriza seus profissionais, e fazer o que mais gosto. Ao pegar no volante de meu veículo, o 07203, e parar 168 vezes em cada trajeto da linha, o faço com o maior prazer, tratando os passageiros com cordialidade, educação e cuidado, até mesmo àqueles que não nos tratam bem no dia a dia, mas estes são minoria, felizmente, porque além de gostar do que faço, tenho consciência da importância e da grande responsabilidade de minha profissão”, disse ‘Bigodinho’ que só trabalha com um chapéu de couro, em homenagem à sua origem nordestina.

O SEST/SENAT também prestigiou o evento com a distribuição de panfletos sobre as capacitações direcionadas aos operadores do transporte público. A valorização do profissional, segundo o diretor da Unitrans, Alberto Pereira, que prestigiou a homenagem na noite da segunda-feira, sempre foi o principal objetivo do evento, realizado todos os anos, no dia 25 de Julho. “Sabemos da importância do trabalho destes profissionais e da responsabilidade que tem um motorista e de todos os profissionais envolvidos na operação, por isso, realizamos esse momento especial para lembrar aos nossos operadores o quanto eles são importantes no nosso dia a dia e nada mais justo do que comemorar a data no Dia do Motorista e, a partir deste ano, em dois momentos para que mais funcionários possam participar”, finaliza Alberto.