Linha do Renascer agora é 522, do sistema pessoense

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Fábio Gonçalves

FFFDA83A-E19D-4150-AC7A-3439DAE72AD5

No último dia 15 de julho, o Portal Ônibus Paraibanos publicou a portaria do DER que autorizava a transferência da linha 5102-Renascer para o sistema municipal pessoense. Desde o último sábado, a linha, que até então era do sistema intermunicipal, passou a integrar efetivamente o sistema municipal pessoense.

A linha troca de código: deixa de ser 5102 para ser 522-Renascer. O itinerário da linha permanece o mesmo dos tempos de intermunicipal, porém há algumas mudanças as quais os usuários devem ficar atentos.

A primeira delas é a tarifa, que permanece em R$ 3,00, porém os usuários da linha ganham vantagens. Se antes no sistema metropolitano a integração eletrônica era de 50% do valor da passagem no segundo ônibus, a partir de agora ela é total: descendo do 522, o segundo ônibus sai de graça, dentro das regras da Integração Temporal.

Mas se o usuário não tiver o cartão eletrônico, não tem problema: a linha do Renascer passa a entrar dentro do Terminal de Integração do Varadouro, parando na primeira plataforma, na parada das linhas 510, 511, 513 e 521. Assim, o usuário também tem a opção da integração física com as linhas do sistema pessoense.

A linha do Renascer passa a compartilhar das paradas das linhas da Unitrans que passam na Epitácio, no Parque da Lagoa e na Guedes Pereira. Com a troca da competência, também há a troca da frota: os Torinos de 2013 que até então faziam a linha 102 passam a integrar a 522, todos adaptados para cadeirantes (até então os adaptados eram apenas dois).

821D3AAD-EB32-43B2-8CCF-E71785BD9027

A troca de competência da linha do Renascer era um anseio dos moradores do próprio bairro, que mesmo ficando no território de Cabedelo, era mais próximo do Centro de João Pessoa e tinha nas barreiras tarifárias e de integração os maiores problemas. Quem também ganha com a troca de competência das linhas são os estudantes universitários do IESP e da Asper, além de funcionários de empresas que ficam nas margens da BR-230, que ganham uma linha para o Terminal de Integração do Varadouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança