Mercedes revela seu ônibus autônomo para cidades

Fonte: Revista Autoesporte Fotos e vídeo: Divulgação Mercedes-Benz Dois anos atrás, a Mercedes-Benz revelou o conceito do caminhão Future Truck 2025, no 65º Salão Internacional de Veículos Comerciais ...

Fonte: Revista Autoesporte
Fotos e vídeo: Divulgação Mercedes-Benz

future-bus-mercedes

Dois anos atrás, a Mercedes-Benz revelou o conceito do caminhão Future Truck 2025, no 65º Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), em Hannover, na Alemanha. Antes voltada apenas para uso na estrada, a tecnologia foi adaptada para a cidade. Este foi o fator determinante para a criação do novo produto anunciado pela Mercedes: o ônibus Future Bus.

O sistema CityPilot permite que o ônibus tenha condução autônoma em uma velocidade de até 70 km/h. E, para provar a eficácia de sua nova tecnologia, a Mercedes conduziu uma demonstração em Amsterdã, na Holanda. O teste foi realizado na via de trânsito rápido mais longa da Europa. O Future Bus foi capaz de se dirigir por todo o percurso de 20 km, parando em todos os pontos de ônibus e semáforos.

future-bus-mercedes_3

A nova tecnologia desenvolvida pela Mercedes também freia sempre que detecta um obstáculo e abre e fecha as portas do veículo em todos os pontos de parada. No entanto, para garantir a segurança de seus passageiros, o Future Bus ainda tem uma pessoa no comando, responsável por monitorar a condução autônoma do veículo.

future-bus-mercedes_5

O piloto automático é possível graças à instalação de radares de curto e longo alcance, câmeras e um GPS. Além disso, a Mercedes é capaz de se comunicar via wi-fi com o veículo e se informar sobre os  semáforos. Dessa forma, pode se aproveitar das luzes verdes, caso estejam coordenadas.

Para que o Future Bus possa ser pilotado em todas as vias, seria necessário que elas fossem adaptadas às condições perfeitas para o modo de condução autônoma. Como esse tipo de medida não será tomada em um curto período de tempo, a Mercedes afirma que o veículo pode ser conduzido manualmente em ruas normais e, quando alcançar um trecho em condições perfeitas para o piloto automático, o CityPilot pode ser ativado.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.