Passageiros reclamam da ausência de cobrador nos ônibus de Petrolina

Fonte: G1 Pernambuco Foto: Moreira Junior Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, alguns ônibus coletivos não tem mais cobrador e o motorista é quem recebe o dinheiro do passageiro e também passa o ...

Fonte: G1 Pernambuco
Foto: Moreira Junior

Viva Petrolina

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, alguns ônibus coletivos não tem mais cobrador e o motorista é quem recebe o dinheiro do passageiro e também passa o troco. Entretanto, esse acúmulo de funções vem gerando muitas reclamações dos passageiros. Segundo a  Sindicato das Empresas de Transporte do Vale do São Francisco (Setranvasf) essa é uma fase de testes em linhas que circulam com um volume menor de passageiros.

Há dois meses, cinco linhas estão circulando sem cobrador em Petrolina. Um desses ônibus é que faz o trajeto para a Cohab VI. A auxiliar de Serviços Gerais, Maria José Borges, não gostou da mudança. “Eu acho perigoso o motorista dirigir e cobrar. Também acho uma falta de respeito com os cobradores”, revela.

No lugar do cobrador agora sentam os passageiros e é o motorista que recebe o dinheiro e passa o troco, tudo isso com o ônibus lotado. “O ônibus cheio desse jeito. Muita gente fica no ponto e não tem como subir. Tinha uma senhora no Rio Corrente que olhou, olhou e voltou”, relata o comerciante Henrique Silva.

As paradas do motorista para passar o troco durante o percurso vem irritando os passageiros. “Tem muitas vez que eles perdem atenção ao volante passando troco. É muito complicado, irresponsabilidade da empresa”, conclui o tratorista Adailton José da Silva.

Um motorista que preferiu não se identificar disse que é preciso ter jogo de cintura para acumular as duas funções. “É um desafio, mas assim a gente acostuma, porque a gente é do ramo. Só o fato da hora do ônibus ficar muito lotado, você tem que ter um equilíbrio para dirigir e cobrar ao mesmo tempo”.

A Setranvasf informou que os ônibus sem cobrador estão ainda em fase de teste aqui em petrolina. O objetivo dessa iniciativa é reduzir a criminalidade dentro dos ônibus, ou seja; assaltos. Ainda segundo o setranvasf, por enquanto, os passageiros ainda podem pagar a tarifa com dinheiro. Mas o objetivo do sindicato é incentivar a utilização do cartão Bip a todos.

De acordo com a Setranvasf, os números iniciais em Petrolina mostram que a pontualidade dos ônibus coletivos aumentou em torno de 6%, já que o embarque com cartão é bem mais rápido.