Novos ônibus da Unitrans já receberam selo do Despoluir

Fonte: News Comunicação Fotos: Divulgação Os técnicos ambientais do Programa Despoluir já fizeram o cadastramento dos 20 novos ônibus do consórcio Unitrans que entraram em operação no mês passado e ...

Fonte: News Comunicação
Fotos: Divulgação

O programa Despoluir já cadastrou os novos veículos da Unitrans

Os técnicos ambientais do Programa Despoluir já fizeram o cadastramento dos 20 novos ônibus do consórcio Unitrans que entraram em operação no mês passado e agora em julho. Os veículos já receberam o selo do Programa que tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade do ar através da redução da emissão de poluentes como CO2 e particulados no meio ambiente. O Despoluir vistoria os veículos de empresas sediadas nos estados do Rio Grande do Norte (Natal e Mossoró), Paraíba (João Pessoa e Campina Grande), Pernambuco (Recife) e Alagoas (Maceió), dentro da área de cobertura da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), entidade que coordena o Programa.

“Quando algum veículo é identificado fora do padrão do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é feito um relatório que é encaminhado a empresa para realização dos devidos reparos. Depois disso, é feito  a repetição do teste de qualidade para ver se o problema foi resolvido”, esclarece Pablo Sérgio da Silva, um dos Técnicos do Programa. A frota da Paraíba que participa do programa é composta de 1200 ônibus, entre veículos urbanos, intermunicipal e rodoviário.

Detalhe do selo do Despoluir

As aferições são feitas duas vezes por ano, nos terminais e as garagens das empresas,  a partir de unidades móveis que possuem equipamentos de alta precisão digital na detecção de desregulagens e medição dos níveis de emissão de gases e particulados. Esses postos de aferição itinerante são equipadas com um analisador de opacidade dos gases de escapamento que conectado com microcomputador, compara os valores obtidos durante a aferição com os limites estabelecidos pelo Conama, indicando a aprovação ou não do veículo aferido.

O equipamento mede os níveis de emissão de gases e particulados.

O diretor da Unitrans, Alberto Pereira, lembra que o programa qualifica ainda mais o serviço prestado pelas empresas e reconhece os esforços do setor empresarial para melhorar os níveis de emissões de suas frotas. “Quando os técnicos do Despoluir encontram algum veículo fora do padrão, logo o ônibus volta para a oficina para que sejam feitos os devidos reparos. Isso melhora aperformance do veículo que passa a ficar mais regulado e consumir menos combustível e também poluir menos”, diz Alberto.

Sobre o Programa

 O Despoluir, lançado em julho de 2007 pela CNT e coordenado pela Fetronor, atua ampliando e renovando as ações do antigo Programa EconomizAR, extinto no mesmo ano. Ao longo de todo o ano, veículos de mais de 100 empresas sediadas nos estados base da Fetronor (RN, PB, PE e AL), que participam ativamente do Programa, são vistoriados por técnicos ambientais devidamente treinados para o uso de novas tecnologias adotadas nas aferições dos níveis de emissão de gases e particulados.

Os novos veículos já foram cadastrados

A cada 30 dias são coletadas amostras para realizar as análises, que são tabuladas pela coordenação do “Despoluir” e cujos resultados são descritos em relatórios emitidos aos donos e responsáveis pelo setor de manutenção das empresas participantes. Nesses relatórios também são acrescentados a porcentagem de aprovação das frotas, ou seja, se o nível de emissão de poluentes está dentro do limite permitido. Nos últimos 10 anos de atuação, o Programa Ambiental garantiu um salto de 44,08% para 83,06% da frota de ônibus analisada e aprovada, ou seja, com índice de emissão de gases dentro dos limites e por vezes até abaixo dos estabelecidos pelo Conama.