Chassi 170S28 da Iveco Bus entra para a frota da TBS Turismo

Fonte: CNH Industrial Fotos: Divulgação O crescimento da Iveco Bus mostra que a marca tem sido a opção de empresas que operam no transporte de passageiros no Brasil e na América do Sul. Uma delas é a ...

Fonte: CNH Industrial
Fotos: Divulgação

marcopoloviaggio900_tbs1

O crescimento da Iveco Bus mostra que a marca tem sido a opção de empresas que operam no transporte de passageiros no Brasil e na América do Sul. Uma delas é a pernambucana TBS Turismo, que comprou dez modelos do chassi 170S28, versão fretamento, para fazer o transporte dos funcionários da FCA (FIAT Chrysler Automobiles) da planta de Goiana (PE). 

Os veículos foram encarroçados pela Marcopolo com o modelo Viaggio 900 G7. “A TBS passa a contar com produtos que proporcionam redução no consumo de combustível, sem abrir mão do desempenho. É a alta tecnologia a serviço do setor”, afirma Gustavo Serizawa, gerente de Marketing de produtos da Iveco Bus.

Projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o modelo de 17 toneladas está apto a atender demandas de aplicações para transporte urbano e intermunicipal.

Chassi-170S28-Fretamento

Com evoluções tecnológicas, o chassi oferece resistência extra ao veículo nas aplicações, além do  menor gasto de combustível da categoria. A força e os resultados de consumo do modelo da Iveco Bus devem-se ao motor N67, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 280 cv, a maior do segmento. A potência do chassi 170S28 faz com que o veículo mantenha o desempenho mesmo com o sistema de refrigeração ligado e consumindo entre 30 e 35cv de potência.

marcopoloviaggio900_tbs2

A FPT desenvolveu o N67 com o desafio de tornar um motor mais eficiente sem abrir mão de desempenho. A resposta foi a conceituação baseada no downspeeding, que pode ser descrito como fazer um motor operar a baixas rotações com torque elevado, gerando maior eficiência e redução do consumo de combustível, além de maximizar a vida útil do motor.