4 anos depois, Viação Acari renova sua frota

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos/OCD Holding Matéria/Texto: Josivandro Avelar Fotos: JC Barboza Uma das mais tradicionais empresas da Zona Norte carioca, a Viação Acari está renovando a sua frota e ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos/OCD Holding
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: JC Barboza

IMG_5048

Uma das mais tradicionais empresas da Zona Norte carioca, a Viação Acari está renovando a sua frota e trazendo ônibus climatizados, atendendo a exigência da Prefeitura do Rio de Janeiro. A empresa não renovava sua frota desde 2012.

Os veículos são do modelo Apache Vip IV, da CAIO, encarroçados no chassi OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz, de suspensão metálica. A empresa está adquirindo cerca de 40 unidades, que serão distribuídas entre os consórcios Internorte e Transcarioca, dos quais a Acari faz parte.

Os veículos possuem duas portas, sendo a do meio equipada com elevador convencional para cadeirantes. Possui ainda cinco letreiros – frontal, auxiliar, lateral, traseiro e interno – da marca FRT de cor âmbar. Os veículos possuem duas catracas, primeiros com esse tipo de configuração na empresa.

Além disso, os novos veículos da Viação Acari são dotados de equipamentos de ar condicionado da marca Spheros, além de entradas USB, que possibilitam aos passageiros carregar a bateria de seus celulares dentro do ônibus.

Os veículos substituem os Marcopolo Torino de 2007, fechando de vez a frota da Acari com a CAIO. Além deles, algumas unidades dos Apache Vip de 2009 também devem deixar a frota.

IMG_5041

A Viação Acari chegou a possuir unidades climatizadas no início dos anos 2000, os quais eram Apache Vip I encarroçados no chassi OF-1721 E2 da Mercedes-Benz, os quais tinham uma pintura diferente do padrão da empresa na época. Os veículos não duraram muito e foram vendidos. A maioria deles compôs a primeira frota do fretamento da Viação São Jorge, junto a outros Viales oriundos também da Viação Acari.