Agricultores familiares recebem ônibus para hortifrutis e ponto de venda no Mercado da Torre

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa Matéria/Texto: Nayanne Nóbrega Fotos: Rafael Passos Mais de 120 famílias de pequenos agricultores familiares das feiras agroecológicas foarm beneficiados com ...

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa
Matéria/Texto: Nayanne Nóbrega
Fotos: Rafael Passos

Entrega-Onibus_CenturãoVerde_RafaelPassos-57-300x218

Mais de 120 famílias de pequenos agricultores familiares das feiras agroecológicas foarm beneficiados com a entrega do novo ônibus adaptado para acomodar os hortifrutigranjeiros. O veículo foi entregue à Cooperativa Prohort pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, na manhã desta segunda-feira (20), com o apoio da Secretaria do Trabalho, Produção e Renda. Além do novo veículo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibilizou para os agricultores um ponto de venda fixo no Mercado da Torre.

No dia da feira, o ônibus ficará estacionado em frente ao Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), localizado no bairro do José Américo.

O prefeito Luciano Cartaxo ressaltou a importância do equipamento enquanto ferramenta de emprego e renda. “Esse ônibus representa muito mais do que apenas honrar um compromisso de gestão. Com essa estrutura os agricultores poderão melhorar o padrão de qualidade, com mais conforto para eles e para os consumidores, potencializando as vendas e atraindo mais clientes. Estamos fortalecendo a agricultura familiar, sem ser necessário mais os interlocutores, e levando alimentos saudáveis para mesa dos pessoenses”, ressaltou.

Entrega-Onibus_CenturãoVerde_RafaelPassos-63-300x218

O secretário-adjunto do Trabalho, Produção e Renda, Paulo Vieira, destacou que o novo veículo vai possibilitar melhorias na comercialização dos pequenos produtores. “É com muita alegria que realizamos a entrega desse veículo, pois, mesmo em um período de crise econômica honramos com esse compromisso. Esperamos que os agricultores possam zelar e melhorar sua renda familiar. Estamos batalhando para a cada dia melhorar as condições das feiras na nossa cidade”, disse.

O presidente da Associação dos Produtores Agroecológicos de João Pessoa (Prohort-JP), Walter Joaquim agradeceu em nome de todos os agricultores. “Antes era uma luta muito grande, saíamos de madrugada em um caminhão velho e no período chuvoso era ainda mais sofrimento para levar tudo para feira. Agora isso vai acabar. Quando soubemos que o ônibus tinha saído da fábrica a gente vibrou de alegria. Durante muitos anos fomos esquecidos pelos outros gestores, mas o prefeito Luciano Cartaxo tem mostrado que cuida da zona rural também. Superou nossas expectativas”, declarou.

Entrega-Onibus_CenturãoVerde_RafaelPassos-79-300x218

O ônibus, da marca Volvo, tem 12,5 metros de comprimento e possui maior capacidade de armazenamento que o anterior.  Ele foi adaptado para conter itens como frigobar, aparelhos de ar condicionado, balcões para os produtos, banheiro, caixa de água, luzes internas de LED e piso autolimpante. O veículo foi adquirido pela Prefeitura a partir de licitação e teve investimento de R$ 500 mil.

As feiras agroecológicas da Prohort com apoio da Secretaria do Trabalho são realizadas semanalmente. Veja o calendário:

Terça-feira – Estacionamento do Shopping Sebrae – das 5h às 10h

Quarta-feira – Praça Alcides Carneiro, em Manaíra – das 5h às 10h

Quinta-feira – Avenida Índio Arabutan, próximo ao hotel Xênius, em Cabo Branco – das 5h às 10h

Quinta-feira – em frente à Cidade Viva, no Bessa – das 14h às 18h


Nota do Portal: O veículo é um Marcopolo New Torino, encarroçado sob o chassi B270F da Volvo. Até aqui, é a primeira vez que a Marcopolo comercializa a atual versão do Torino adaptada para uma atividade itinerante. Substitui um Comil Svelto 1998, encarroçado sob o chassi OF-1721 E2 da Mercedes-Benz, o qual fora o antigo 08118 da Reunidas, herança da Roger.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.