Trem do Forró 2016 já tem sua estrutura montada e primeira viagem será neste sábado

Fonte: Codecom  Fotos: Rafael Passos A primeira das nove edições da Locomotiva do Forró de 2016 acontecerá neste sábado (11), com partida às 10h, do Museu do Algodão (Estação Velha), em Campina ...

Fonte: Codecom 
Fotos: Rafael Passos

08062016154821

A primeira das nove edições da Locomotiva do Forró de 2016 acontecerá neste sábado (11), com partida às 10h, do Museu do Algodão (Estação Velha), em Campina Grande. Os sete vagões e a locomotiva que levarão os turistas e forrozeiros numa animada viagem ao Distrito de Galante estão sendo montados na Estação Nova, no bairro do Quarenta.

Só a locomotiva pesa 65 toneladas, enquanto cada carro de passageiros pesa 38 toneladas. As unidades vieram de Cabedelo. Mais uma vez, quem desfrutar do Trem do Forró contará com muita animação, ao som de forró pé de serra, além de uma estrutura integrada por bares, banheiros, equipe médica e segurança especializada.

O prefeito Romero Rodrigues, após os contatos e negociações, evitou, em 2016, o cancelamento da atração.

Como não há condições de trafegar pelos trilhos, que necessitam de manutenção e estão cobertos pela vegetação, no trecho entre o litoral e Campina Grande, os vagões do trem foram transportados esta semana em carretas, pela BR-230, de João Pessoa até Campina Grande. Já o trecho de Campina Grande até Galante passa por serviços de reparo e limpeza.

A decisão por transportar os vagões foi tomada após a confirmação de que o trecho entre João Pessoa e Campina Grande estava impossibilitado para o tráfego do trem, não havendo tempo suficiente para fazer todos os reparos necessários até o período do evento.

Segundo o coordenador de Turismo, Temi Cabral, nas atuais condições o trem não poderia sair de João Pessoa e manter o percurso até Campina Grande, mas esse desafio foi superado e a atração está garantida.

“Foi encontrada uma alternativa para evitar que o tradicional evento fosse cancelado. Após fazer o transporte em carretas, os vagões serão recolocados nos trilhos já no trecho de Campina Grande”, disse Temi.

Pelo acordo, firmado com a Prefeitura de Campina Grande, o transporte dos vagões será realizado e custeado pela empresa Transnordestina, atual responsável pelas linhas ferroviárias da Paraíba, cuja sede fica no Ceará.

Para garantir a segurança dos passageiros, durante as viagens realizadas no período junino, equipes trabalharão na limpeza e manutenção da ferrovia. Conforme a Prefeitura Municipal, para essa manutenção será necessária a troca de cinco mil bases de madeira que são utilizadas para sustentação dos trilhos de ferro.

Até o dia 09 de junho de 2016, os 28 quilômetros de malha ferroviária que liga Campina Grande ao distrito de Galante vão estar completamente reparados, garantindo a edição 2016 da Locomotiva do Forró. O serviço de manutenção está sendo realizado pela Transnordestina, empresa que administra a malha ferroviária da Paraíba, e pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, que disponibilizaram cerca de 70 técnicos, os quais realizam manutenção e limpeza dos trilhos.

Em 2016, as nove edições da Locomotiva do Forró acontecerão nos dias 11, 12, 18, 19, 23, 24 25 e 26 de junho no dia e 02 de julho.

08062016105528.jpg

Os interessados em adquirir o passaporte devem procurar a AutoCar Turismo, através da central de atendimento, que funciona 24 horas todos os dias da semana, através do telefone 83 3058 5022. A AutoCar é uma empresa campinense, com 19 anos de atuação no mercado de turismo.