DER baixa portaria e pode licitar as linhas de Bayeux

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Thiago Martins de Souza / JC Barboza

34128907-6FC0-4E82-A5B5-DBB8ECE78F45

É oficial: o Governo do Estado da Paraíba, através do Departamento de Estradas de Rodagem – DER – deflagrou o início do processo de licitação das linhas intermunicipais que ligam João Pessoa e Bayeux. A portaria que autoriza a licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 18 de maio.

As linhas são operadas atualmente pelas empresas Metro – antiga Wilson – e Das Graças. A Wilson atua desde os anos 1960 em Bayeux e desde o início dos anos 2000, já vinha apresentando problemas, sob a alegação da concorrência com os alternativos. Além dela, a Almeida também atuava no sistema, porém sentiu ainda mais a crise.

DSC08942

Em 2014, após determinação do DER de adequação das frotas como efeito de reação ao acidente do 50.06 da Santa Rita, as empresas metropolitanas adequaram suas frotas como puderam. A que se saiu melhor foi justamente a Santa Rita, que renomeada SIM, hoje tem uma das melhores frotas do sistema. A Wilson mudou o nome para Metro e absorveu ainda as linhas da Almeida, que deixou o sistema.

Mas nem a própria mudança de nome resolveu o problema da Wilson. Os veículos adquiridos pela empresa eram usados de empresas de Pernambuco, alguns já bem gastos. Vira e mexe aparecem vídeos sobre veículos quebrados, com problemas, sendo empurrados, entre outras situações.

2E181C6D-1A49-4A14-8255-1469B23D7E0C

Com isso, o DER baixou uma portaria, datada de 12 de maio, que deflagra o processo e dá 30 dias a contar da data de publicação para a comissão apresentar a Minuta do Edital de Licitação. Confira a íntegra da portaria, que está na página 12 do Diário Oficial do Estado de 18 de maio de 2016:

PORTARIA Nº 077 DE 12 DE MAIO DE 2016

O DIRETOR SUPERINTENDENTE DO DEPARTAMENTO DE ESTRADA DE RODAGEM DO ESTADO DA PARAIBA – DER/PB, no uso de suas atribuições, que lhe confere o art.º 9º do Decreto nº 7.682, de 07 de Agosto de 1978, o que consta no Processo de nº 1580/2016.
RESOLVE:
Art. 1º – Constituir Comissão composta pelos Servidores RICARDO RAMOS DE QUEIROZ, matrícula 3591-2, GLÓRIA DE FÁTIMA RAMALHO CAVALCANTI, matrícula 5338-4, e VANESSA CABRAL BATISTA, matrícula 9277-1, para sob a Presidência do primeiro e as demais na condição de Membros, apresentar no prazo de 30 (trinta) dias Minuta de Edital de Licitação para selecionar Empresas para operar o sistema de transporte intermunicipal de passageiros entre Bayeux e João Pessoa
Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

O Portal Ônibus Paraibanos vai acompanhar os próximos capítulos da licitação das linhas de Bayeux e trará mais notícias assim que surgirem novidades a respeito do certame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança