Catraca na porta de saída dos ônibus de João Pessoa irrita passageiros

Fonte: Jornal da Paraíba
Foto: Rose Viegas

8d9aa534020e33756216

A utilização de catraca na porta traseira dos ônibus coletivos em João Pessoa tem irritado os passageiros.  A reclamação generalizada é que o impedimento da livre descida atrasa a saída e ainda gera confusão com motoristas que estão sempre com pressa.

“Agora ficou tudo mais complicado. Tem um verdadeiro labirinto para descer dos ônibus e ficou mais demorado. Na hora de descer tem que passar de um em um e com dificuldades pela roleta, com isso, os motoristas querem fechar as portas e arrancar, provocando gritaria e confusão todos os dias nos coletivos”, comenta Maria de Lourdes, doméstica que utiliza o transporte coletivo diariamente para ir ao trabalho.

Para a doméstica, a situação só tem piorado para os passageiros. “Antes mudaram para a entrada pela frente e com isso os motoristas não enxergam quem está descendo e as vezes fecham a porta ou até passam da parada porque não sabem que tem alguém para descer. Agora com essa catraca ficou mais demorado e tomou muito espaço dentro do ônibus, deixando todo mundo mais espremido”, comenta.

Já o estudante Márcio Henrique de Melo, o problema acontece principalmente nas horas de maior movimento quando muitas pessoas querem descer e os motoristas ficam querendo sair com os veículos.   “Não sei por que eles não abrem a porta do meio e deixam as pessoas saírem normalmente.  Com essa catraca só aumenta o tempo e eles ficam apressados  e os passageiros  precisando gritar o famoso  ‘Vai descer’ para não passar do ponto de parada”, esclarece o jovem que estuda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

De acordo com um motorista da empresa Transnacional, que preferiu não se identificar, o motivo alegado para colocação da catraca na parte traseira dos ônibus é evitar o ingresso de pessoas sem pagar passagem.

“A ideia é dificultar a ação daqueles que entram sem querer pagar passagem, mas a colocação de catraca realmente prejudica nosso trabalho. Demora muito mais para os passageiros saírem do veículo e isso atrasa todo itinerário que temos um tempo curto para cumprir”, destaca o motorista.

O motorista da Transnacional também explica que a orientação é não abrir a porta do meio dos veículos para descida. “A porta do meio é para ser usada apenas para a entrada de idosos e outros passageiros que possuem gratuidade, mas na hora do tumulto nós acabamos abrindo para saída também para evitar confusão com passageiros”, esclarece.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou diversas vezes contato com a AETC (Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos-JP), mas não conseguiu informações sobre o novo sistema implantado nos ônibus coletivos em João Pessoa.

0 comentário em “Catraca na porta de saída dos ônibus de João Pessoa irrita passageiros”

  1. As pessoas precisam procurar entender o motivo de tal coisa , pois se a catraca está ali é para evitar a entrada de pessoas que querem entrar de graça , se isso acontece , causa prejuízo pois desconta do salário do motorista e cobrador e outros prejuízos que fazem também aumentar a passagem. Então busquem saber mais como porque um ônibus fica muito tempo parado no terminal tudo tem horário eles têm horário como nós também , se o ônibus sair do terminal , vai bagunçar o horário e para uns vai demorar passar nesse ciclo pode demorar pra você também.

  2. Não podemos generalizar as situações diversas, com catraca ou sem catraca haverãi críticas da mesma forma, acham perigoso descer um por um numa catraca educadamente, mas será que não é mais perigosa descer uma multidão empurrando uns aos outros?
    Será que não é perigoso descerem pela porta do meio atropelando idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais? ( como acontece frequentemente)!!!
    Pessoas acham bonito entrar em um ônibus pela porta do meio sem direito a gratuidade, tá praticando o mesmo crime de um assaltante dentro do veículo, além de usar um direito que não é seu!!!
    Reflitam…

    1. tá de piada, né?????????????? e quando o passageiro é assaltado, ele é ressarcido pela empresa? assaltos deixaram de ser cometidos? quem deixou de pular a roleta? piada de mal gosto, de alguém que certamente não anda de coletivo e posta bobagens achando que está abafando. temos um dos ‘sistemas'(?) de ônibus mais precários, caros e ineficientes do planeta. é mentira minha????????? milhares de reportagens e vídeos PROVAM CABALMENTE que não. Reflita, criatura imatura.

  3. As justificativas apresentadas por comentários infelizes e de gente que certamente não faz uso de transporte coletivo chega ser piada. Não bastasse essas malditas catracas, que de ordem prática não resolvem nada, ainda vem os manassés e esse povo que adentra SEM PAGAR a sua própria passagem para pedir esmolas, cantar e vender seus produtos. Catracas não resolvem questões de segurança, pois os ônibus continuam sendo assaltados, os horários são desconhecidos pela população e muitas vezes não são cumpridos e a prestação do serviço é péssima. D. Cândido diz (sic) “usar um direito que não é seu” e o direito ao RESSARCIMENTO de bens roubados é cumprido dessa forma tão gloriosamente cobrada?????? Homem, se que pode, REFLITA. A forma de exercer o empresariado na Paraíba explica seu atraso, deficiência, despreparo e total falta de visão em relação ao cliente. Uma lástima. Só de ser empresário e não utilizar o produto que vende já é, por si só um tamanho CONTRA TESTEMUNHO em relação ao serviço que oferece, entendam que não fazem favor, muito pelo contrário. Gentalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança