Cidade Expressa reuniu especialistas em mobilidade urbana e contou com a presença do Ministro das Cidades

Fonte: Prefeitura Municipal de Campina Grande Foto: Vítor de Oliveira Discutir a mobilidade urbana e o transporte público coletivo de Campina Grande. Esse foi o tema da 4ª edição do Seminário Cidade ...

Fonte: Prefeitura Municipal de Campina Grande
Foto: Vítor de Oliveira

frota

Discutir a mobilidade urbana e o transporte público coletivo de Campina Grande. Esse foi o tema da 4ª edição do Seminário Cidade Expressa, realizado durante toda a manhã desta sexta-feira (3), no Teatro Facisa, reunindo especialistas de várias partes do Brasil.

O evento contou com a participação do Prefeito Romero Rodrigues, que apresentou a prestação de contas do Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande (PlanMob-CG) e de diversas autoridades, como o Ministro das Cidades, Bruno Araújo e do Senador Cássio Cunha Lima.

Conforme o artigo 18 da Lei Complementar 095/15, Romero fez uma rápida explanação sobre as ações postas em prática que fazem parte do PlanMob-CG, com destaque para os novos binários que estão sendo implantados na cidade e a pavimentação de diversas ruas com recursos próprios e através de emendas conseguidas pelo Senador Cássio Cunha Lima.

“Estamos cumprindo as metas previstas dentro do nosso Plano de Mobilidade Urbana, pois temos a consciência de que, para o desenvolvimento acontecer, temos que garantir acessibilidade para todos os cidadãos. Atualmente, temos muitas obras de pavimentação asfáltica finalizadas e outras em andamento, todas para melhorar o tráfego dos transportes coletivos. Muitas dessas obras foram feitas a partir de emendas vindas do Senador Cássio Cunha Lima, a quem temos muito que agradecer”, destacou o Prefeito Romero Rodrigues.

Após a fala do prefeito, foi lida para os presentes a Resolução 001/2016, com a avaliação da prestação de contas do PlanMob-CG, que a aprovou com a ressalva de que sejam iniciadas audiências públicas com a sociedade para discutir novas ações de melhoria da acessibilidade da cidade.

O evento, que é realizado pelo Conselho Técnico de Mobilidade Urbana (CTMU), contou com dois blocos de debates: o primeiro, com o tema “Plano de Mobilidade Urbana: Desafios para sua implementação”, foi mediado pelo jornalista Marcos de Sousa, especialista em Mobilidade Urbana Sustentável, que atua na organização Mobilize Brasil. Os debatedores principais dessa primeira temática foram: Valéria Barros (PlanMob/CG), João Braga (Semob/Recife) e Fernando Catão (Corregedor do TCE).

Já no 2º bloco de debates, o tema foi “Prioridade no Transporte Público Coletivo”, com a participação do arquiteto e urbanista Nazareno Stanislau, que é coordenador do MDT – Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos. Os debatedores foram Carlos Batinga (Semob/João Pessoa), Eudo Laranjeiras (Fretonor) e André Dantas (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU).

O Ministro das Cidades, Bruno Araújo, ao ser convidado para fazer suas considerações no Seminário, cumprimentou o prefeito Romero, afirmando que ele se tornou um dos mais belos gestores que Campina Grande já teve.

Usando um antigo ditado de Ronaldo Cunha Lima, de que “o paraibano sabe pedir, mas também sabe agradecer”, o Ministro disse ainda que o pernambucano (ele é natural do estado de Pernambuco) sabe reconhecer; e por isso, sua primeira visita como Ministro das Cidades foi à Campina Grande, visto que hoje a cidade é referência com seu Plano de Mobilidade Urbana.

“Ver uma cidade do interior do Nordeste fazer o que muito poucas fazem no Brasil – avançar em ciência, tecnologia e planejamento – e estar num Seminário como este, que avalia a mobilidade urbana, me faz dizer que Campina Grande está dando um aviso ao Brasil inteiro, de que aqui vocês são um grande exemplo de enfrentamento da crise com trabalho e com um plano de mobilidade urbana de sucesso”, ressaltou o Ministro Bruno Araújo.

Em 2015, após a recomendação do Governo Federal para que as cidades preparassem e apresentassem seus Planos de Mobilidade Urbana, Campina foi a quinta cidade a protocolar o seu. Hoje, o PlanMob-CG tem sido citado por todas as revistas que falam sobre mobilidade urbana, virando referência até para outras cidades.

Finalizado os debates do Seminário Cidade Expressa, os presentes foram convidados a conhecerem os 15 novos ônibus dos Consórcios Santa Verônica e Santa Maria, que estarão incorporando a frota local, cumprindo mais um compromisso assumido pelas empresas com o Conselho Municipal de Transporte Público no início do ano.