Ônibus “aéreo” pode ser opção para aliviar trânsito

Fonte: Exame.com/Quatro Rodas Matéria/Texto: Diego Dias Foto e vídeo: Divulgação O país mais populoso do mundo sofre com um problema derivado da aglomeração urbana: trânsito caótico. Assim como ocorre ...

Fonte: Exame.com/Quatro Rodas
Matéria/Texto: Diego Dias
Foto e vídeo: Divulgação

size_810_16_9_onibus-aereo

O país mais populoso do mundo sofre com um problema derivado da aglomeração urbana: trânsito caótico.

Assim como ocorre em outros centros urbanos, a população e governo discutem saídas para amenizar esse transtorno.

Recentemente uma solução inusitada surgiu em uma feira tecnológica realizada em Pequim – um ônibus “aéreo” que se move por trilhos nas avenidas, acima dos carros.

A maquete do Transit Elevated Bus (TEB) foi exposta na última 19ª China Beijing International High-Tech Expo.

De acordo com o projeto, o ônibus “aéreo” promete transportar até 1.200 pessoas e, segundo seus criadores, pode ser implantado até o final deste ano, na China.

Os trilhos seriam instalados nas laterais das vias e o ônibus “aéreo” se locomoveria por cima de outros carros, pois haveria um enorme vão abaixo desse veículo elevado.

Segundo os engenheiros, a construção do novo modal seria mais barato do que outros tipos de transportes, pois não alcançaria nem 1/5 dos custos para construção de metrô, por exemplo.

Além de aliviar o trânsito das grandes metrópoles chinesas (que são muitas), como Pequim (14º lugar no índice de trânsito do Tomtom Trafic), o projeto tem a intenção de agilizar o transporte coletivo, pois muitas vezes os ônibus comuns ficam travados no trânsito – algo em comum com a realidade do Brasil.

Bai Zhiming, engenheiro encarregado do projeto TEB, afirma que os primeiros testes do ônibus “aéreo” estão programadas para começar em Qinhuangdao City, na província de Hebei, norte da China, no segundo semestre deste ano.