Campina Grande recebe 15 novos ônibus e conhece sua padronização

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro Avelar Fotos: Vítor de Oliveira Campina Grande recebeu hoje de manhã 15 novos ônibus, na primeira entrega realizada após a realização da ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Vítor de Oliveira

1043

Campina Grande recebeu hoje de manhã 15 novos ônibus, na primeira entrega realizada após a realização da licitação que redefiniu o sistema de transportes da maior cidade do interior do estado. A partir de agora, os ônibus passam a ter um mesmo padrão, diferenciado por cores.

Os 15 veículos foram entregues no Teatro Facisa, no bairro do Itararé. No local foi realizada a 4ª edição do Seminário Cidade Expressa, promovido pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande (CTMU). O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (SITRANS) aproveitou o evento para realizar a entrega dos novos ônibus.

3042

Dos 15 veículos entregues, oito são do Consórcio Santa Verônica – todos da Transnacional -, e sete do Consórcio Santa Maria – dois da Cabral e cinco da Nacional de Luxo. Todos os veículos são Marcopolo New Torino, encarroçados no chassi OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz. As unidades foram fabricadas na unidade matriz da Marcopolo em Ana Rech, Caxias do Sul.

Os veículos possuem três portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes, dois letreiros – frontal e lateral – da FRT de cor branca, e nos casos da Nacional e Transnacional, catracas de desembarque.

Alguns já podem começar a rodar nos próximos dias. Já para a frota que fica, começa a fase da padronização definitiva. Alguns carros que já rodam podem receber o visual dos novos.

Transnacional

3036

A empresa adquiriu oito unidades para substituir sete ônibus – o prefixo 3036 era um buraco de numeração até então. A empresa, que até aqui tinha sua frota composta integralmente por Torinos 07 onde os carros mais velhos eram do ano de 2009, inclui os seus primeiros New Torino na frota.

As unidades substituem cinco Torinos OF-1722 de 2009 e 2010, sendo que desses cinco, dois não possuíam elevador, além de dois Torinos OF-1418. Com isso, a frota da Transnacional passa a ser integralmente adaptada para portadores de necessidades especiais.

As unidades adquiridas foram:

3030
3036
3039
3040
3041
3042
3046
3047

Total: 8 ônibus

Nacional de Luxo

1034

Duas unidades desligam Viales OF-1721 E2 – por sinal, os últimos que ainda restavam na frota da empresa, que passou por uma completa reestruturação nos últimos anos.

Já as outras três substituem Viales OF-1722 de 2004, ex-Verdun do Rio de Janeiro.

As unidades adquiridas foram:

1029
1030
1034
1043
1072

Total: 5 ônibus

Cabral e Santa Rosa

2072

A Cabral recebeu os veículos já modificando levemente o layout de padronização. Você viu que uma das unidades recebidas pela empresa veio com a numeração 2057 da fábrica. Pois bem, a empresa renumerou o veículo na garagem, portanto, não irá rodar com esta numeração.

O veículo foi renumerado para 2072. Já a unidade que veio sem numeração foi prefixada 2071. As unidades chegam como aumento de frota, já que ambas as numerações não existiam.

A Cabral utilizou suas próprias fontes nos veículos, na numeração e no crachá de identificação da empresa na traseira. Porém não modificou a pintura; isso irá acontecer até mesmo com os que receberam o padrão próprio da Cabral.

As unidades adquiridas foram:

2071
2072

Total: 2 ônibus

frota

Agora, é a vez da capital paraibana receber novos ônibus. As unidades da Unitrans já estão à caminho, com previsão de chegada para o início da próxima semana.

O Portal Ônibus Paraibanos segue acompanhando e dará todos os detalhes, assim como em Campina Grande.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.