Governo participa de mobilização contra o Aedes no Terminal Rodoviário de João Pessoa

Fonte: Governo do Estado da Paraíba Fotos: Ricardo Puppe O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e 1ª Gerência Regional de Saúde, participou, na manhã da sexta-feira (29), ...

Fonte: Governo do Estado da Paraíba
Fotos: Ricardo Puppe

mobilizacao-contra-o-aedes-no-terminal-rodoviario-foto-RicardoPuppe-1

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e 1ª Gerência Regional de Saúde, participou, na manhã da sexta-feira (29), de uma mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação, realizada das 8h ao meio-dia no Terminal Rodoviário de João Pessoa, foi realizada por meio de uma parceria entre Governo do Estado, as empresas de ônibus Expresso Guanabara e Total, além da Escola de Enfermagem e Segurança do Trabalho de Santa Rita.

Durante toda manhã, aproximadamente 30 alunos de enfermagem fizeram um trabalho de educação, abordando a população, distribuindo panfletos e orientando sobre como evitar focos do Aedes aegypti, além de verificação de pressão arterial. De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental da 1ª GRS, Daniel Silva de Oliveira, o local da ação foi escolhido devido ao grande fluxo de pessoas. “Essa atividade de hoje, que está sendo realizada nessa parceria, é muito importante, pois estamos orientando a população sobre como evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes, tanto nas residências quanto nos locais de trabalho. Por isso estamos justamente aqui, pois o fluxo de pessoas é muito grande, assim podemos alcançar um grande número de pessoas”, explicou.

O coordenador de Segurança do Trabalho da empresa Expresso Guanabara, Adriano Gonçalves, ressaltou a importância da parceria no combate ao mosquito. “A ideia foi unir o Governo do Estado, as empresas Expresso Guanabara e Total e a Escola de Enfermagem e Segurança do Trabalho de Santa Rita nessa luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além de recepcionar os passageiros, os estudantes de enfermagem estão entrando nos ônibus, explicando com toda atenção à população”, disse Adriano.

mobilizacao-contra-o-aedes-no-terminal-rodoviario-foto-RicardoPuppe-2

A dona de casa Ana Márcia Silva, 42 anos, foi abordada pela equipe assim que desembarcou na capital. Ela disse que toda ação contra o Aedes é importante. “Mesmo passando direto na TV o que fazer para evitar e diminuir esses mosquitos, acho muito importante essas ações, pois informação e educação nunca é demais”, disse.  O diretor administrativo da Escola de Enfermagem e Segurança do Trabalho de Santa Rita, Júnior Freire, falou sobre a união da população na luta contra o Aedes: “A sociedade precisa se unir nessa luta, pois, só assim, trabalhando em ações conjuntas, todos unidos, poderemos acabar com esse mosquito que vem causando tanto mal à população”.