9901 e 9902 já rodam; linhas ligam Mangabeira Shopping ao Valentina

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto/Fotos: Josivandro Avelar Começaram a rodar hoje, 1º de maio, as linhas 9901 e 9902, que ligam o Mangabeira Shopping ao Valentina e funcionam como ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto/Fotos: Josivandro Avelar

2016-05-01 14.47.27-1

Começaram a rodar hoje, 1º de maio, as linhas 9901 e 9902, que ligam o Mangabeira Shopping ao Valentina e funcionam como circulares interbairro ou integracionais, como queira chamar melhor. Na tarde de hoje, a linha rodou com dois ônibus, um em cada linha, mas já nesta segunda-feira serão dois em cada linha.

A linha 9901 é operada pela Santa Maria, passando primeiro na Josefa Taveira, contornando o Valentina, e retornando por Mangabeira por Dentro. O ônibus que fez a linha nesta tarde foi o 06030, caracterizado com a padronização da Navegantes, muito embora a pintura tenha algumas diferenças em relação ao projeto original.

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1V6eo0BS9MhuCq8pNp2OAmUv7wVI&w=640&h=480]

A linha 9902 é operada pela Transnacional e faz o itinerário inverso da primeira, indo por trás da Cehap e saindo ao lado do antigo CAIC, para poder chegar até Mangabeira por Dentro, contornando o Valentina, e voltando pela Josefa Taveira. O ônibus que fez a linha nesta tarde foi o 0739.

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1ZznUYFnObo9Z2iWyKLQYpsgMf3Y&w=640&h=480]

O ponto final de ambas é na estrutura construída atrás do Mangabeira Shopping, onde já fica o ponto final das linhas 3510 e 5310, além de ser o ponto de retorno da linha 5305-Jacumã. Até então, essa era a única linha que atendia o Valentina – ou só uma parte do bairro – até o Mangabeira Shopping.

Este editor andou nas duas linhas de ponta a ponta – cada linha percorre 20 km em menos de uma hora – e constatou o trabalho realizado pelos motoristas, bem como pôde ver como a população está reagindo com as novas linhas. É muito cedo, logicamente, para avaliar as linhas pelo fato delas terem começado em um domingo, bem como aos poucos as pessoas já vão se acostumando – evidentemente teve aqueles passageiros que se atrapalharam, coisa normal de linha que começa agora. Na semana que antecedeu o início da circulação das linhas, o motorista do carro 0739 relatou que em alguns pontos do Valentina e de Mangabeira carros de som passaram nas vias anunciando a implantação das linhas para a população das ruas e proximidades.

2016-05-01 15.59.21-1

Ainda há alguns pontos fracos a serem resolvidos, e são bem simples. Como a linha é identificada nos letreiros com o nome de Valentina-Mangabeira e Mangabeira/Valentina, não há nos veículos placas que identifiquem o Mangabeira Shopping. Isso é um ajuste que acreditamos que será resolvido logo, bem como a melhor identificação por placas das vias de Mangabeira.

Cabe lembrar que as linhas não passam na Integração do Valentina; elas fazem o retorno no girador que fica após o Hospital do Valentina, passando pela Flodoaldo Peixoto no sentido da Boa Esperança. De lá pegam a Francisco Barbosa Sobrinho – rua essa que fica na esquina da Praça Félix Cahino – e retornam pela principal do Valentina.

Outra novidade é a ligação entre as vias de Mangabeira por Dentro e Josefa Taveira, que se dá pela Anísio de Azevedo Lima. Há parada instalada na via. A rua, para quem não sabe, fica na esquina do antigo posto Texaco – hoje Petrobras – de Mangabeira. Para quem mora em Mangabeira por Dentro, é a rua que faz esquina com a churrascaria Casa do Cupim.

Neste primeiro momento, justamente por ser um domingo, é normal que as linhas não estejam movimentadas, perfil esse que deve mudar já a partir de amanhã, com a linha já conhecida e já sendo dia útil. A linha 9901, última que pegamos, estava bem movimentada para um dia como esse, com vários passageiros tirando dúvidas com o motorista, bem como elogiando a iniciativa. O mesmo pudemos ver no 9902, primeira que utilizamos, no qual já teve gente que viu a linha e deixou de pegar o 5305 que estava bem na frente. Em ambos os ônibus, não se falava em outra coisa. Um passageiro relatou ter esperado cerca de meia hora pela linha, o que é compreensível por se tratar de domingo, e nos fins de semana as linhas rodarão com um ônibus – de segunda a sexta rodarão com dois e aí sim a frequência será de 15 em 15 minutos, isso se o trânsito da área colaborar, é claro. As linhas devem rodar até 22h, fazendo 42 viagens de segunda a sexta e 28 nos fins de semana.

O roteiro também deve ajudar a aliviar consideravelmente a demanda das linhas circulares (1500-5100-2300-3200), visto que boa parte dos passageiros utiliza as linhas justamente para fazer o roteiro Mangabeira/Valentina, bem como pela primeira vez passageiros podem sair de Mangabeira por Dentro e irem pelo Valentina e vice-versa.

A linha deve atender as principais dos dois bairros. Já há sinalização para a criação de um novo roteiro atendendo os loteamentos de expansão do Valentina, que pode se dar por meio da extensão da linha I008 – e se não for possível outra linha pode ser criada, muito embora haja possibilidade da extensão da I008.

Na Josefa Taveira, já pode ser vista a pintura das faixas de ônibus que serão implantadas na via, em ambos os sentidos. As faixas começam após o Trevo das Mangabeiras e vão até o final da Creusa Campos de Vasconcelos.

A Integração Temporal é compatível em ambas as linhas – peguei o 9902 integrando com o 2303 e peguei o 5307 integrando com o 9901 – , fazendo exceção, na teoria, com as linhas do próprio ponto final, bem como as que passam no terminal da 301, dentro das regras da Integração Temporal.

2016-05-01 14.42.15-1

Agora é acompanhar o amadurecimento da linha e que isso sirva de inspiração para a exigência de uma melhor qualidade no transporte das comunidades, visto que as próprias solicitaram a criação das linhas. Um agradecimento especial aos motoristas das linhas pela atenção para com o editor e os passageiros. Sucesso e um bom trabalho.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.