Unitrans deve unificar identidade visual, e ônibus da Reunidas terão as três listras da Transnacional

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro Avelar Foto: Jonas Felinto O Consórcio Unitrans, que reúne as empresas Transnacional e Reunidas, deve unificar a sua identidade visual, ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Foto: Jonas Felinto

Reunidas0870

O Consórcio Unitrans, que reúne as empresas Transnacional e Reunidas, deve unificar a sua identidade visual, mantendo a pintura lateral que utiliza desde 2011, mudando apenas traseira e dianteira, porém somente dos carros da Reunidas. Até então, o padrão visual do consórcio era unificado apenas nas laterais, diferindo as pinturas da traseira e dianteira que identificavam cada empresa do consórcio.

A Unitrans deve entregar o carro 0870 da Reunidas com a caracterização das três listras da Transnacional, abandonando de vez os elementos que identificavam a Reunidas no consórcio. As três listras da Transnacional foram escolhidas por esta ser maioria na frota, que tem 100 carros a mais do que a Reunidas. Isso facilitaria a recaracterização dos ônibus da Reunidas, que seria feita somente na dianteira e na traseira dos veículos, partes essas simples de fazer reparos na pintura. Alguns sequer tem a pintura da Reunidas na traseira – e sim a propaganda da Unidas.

A Semob havia recomendado as empresas, após reunião do Conselho de Mobilidade Urbana, que as frotas passassem a ter uma padronização visual clara, diferenciando os consórcios. Por essa razão, o Consórcio Navegantes apresentou uma nova identidade visual no início deste mês, que será usada pelas quatro empresas do consórcio. O layout da Navegantes foi desenvolvido por Lucas Rodrigues. São Jorge e Marcos da Silva já possuem ônibus circulando com a nova identidade do consórcio.

Já a Unitrans manteve a pintura que identifica o consórcio desde 2011, mas o consórcio só havia mudado as laterais da pintura dos ônibus, que identificava as empresas pelas pinturas da dianteira e da traseira. Como a padronização pressupõe que o consórcio seja identificado por apenas uma única pintura, a Unitrans a manteve passando a adotar as três listras também na pintura da Reunidas. A adaptação deve ser vista aos poucos nas ruas e deve ser menos complexa do que o processo de recaracterização da Navegantes. Com isso, cada consórcio terá um padrão visual diferente um do outro.

Com isso, as três listras voltariam a ser vistas em várias linhas da Reunidas que pertenceram a Transnacional, como 402, 513, 603 e 2515.

O carro 0870 será um Marcopolo Torino OF-1418, encarroçado sob o chassi OF-1418 da Mercedes-Benz. O carro foi fabricado em 2011 e é o ex-1114 da Atar Locações Inteligentes, com passagem pela TBS. Substitui um Torino de 2010 de 3 portas, o qual não se sabe se fica no consórcio com outra numeração ou será remanejado para outra empresa do grupo.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.