Em 1981, mudança de parada gerou discórdia nos Expedicionários

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro Avelar Fotos: Acervo histórico Paraíba Bus Team / Google Em 1981, o Detran* alterou uma parada de ônibus da então linha da Torre – que ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Acervo histórico Paraíba Bus Team / Google

100_1369

Em 1981, o Detran* alterou uma parada de ônibus da então linha da Torre – que ainda não tinha na época a numeração 402 – que ficava na Rua Sílvio Almeida, no bairro dos Expedicionários. A parada foi retirada da frente da residência 453 da rua, a pedido da então proprietária da casa.

O jornal O Norte daquele ano relatou o fato iniciando a matéria com o seguinte texto:

Atendendo solicitação da proprietária da casa de nº 453 da Rua Silvia (sic) Almeida, na Torre, o Detran retirou uma parada de coletivos que ali se encontrava, isto é, em frente à casa da reclamante e que existia há vários anos. Com isso, gerou-se uma série de protestos por parte do vizinhos e da comunidade local (…)

A parada foi deslocada alguns metros para trás do cruzamento. Para alguns moradores do local à época, a medida os prejudicou na medida que alguns passageiros teriam que se deslocar até um quilômetro para ir até a nova parada. Resolveram então criar um abaixo-assinado para que o Detran e a Sesur** colocassem a parada de volta no local.

Os moradores, prejudicados, depois de reunião resolveram criar um abaixo-assinado para ser encaminhado ao Departamento de Trânsito e à Secretaria de Serviços Urbanos da Capital, para que o ponto de ônibus volte a ser colocado no lugar de antigamente (…)

35 anos depois…

A Rua Sílvio Almeida mudou muito nesses 35 anos. A via foi asfaltada, o ônibus da Torre continua passando lá nos dois sentidos da via, a rua ganhou um perfil mais comercial – embora ainda existam várias residências na rua – e o abaixo-assinado da época não surtiu o efeito esperado pelos então moradores. A parada continua no mesmo lugar de onde foi deslocada até hoje.

A parada de ônibus que está no local desde 1981. Antes ficava 80 metros à esquerda.
A parada de ônibus que está no local desde 1981. Antes ficava 80 metros à esquerda.

Já a casa de número 453, onde ficava a parada e cuja proprietária da época havia solicitado a transferência da mesma, hoje é um imóvel comercial, abrigando atualmente a R3 Soluções Corporativas.

capture-20160424-231351
O imóvel de número 453 da Sílvio Almeida hoje.

Este é um exemplo das mudanças no perfil de grande parte das ruas de João Pessoa de hoje, de residenciais para praticamente comerciais, e como o transporte coletivo influi nisso tudo. E ainda hoje vemos tudo mudar ao piscar dos nossos olhos. E hoje em dia, em bem menos de 35 anos.


*À época, era do Detran a competência de regular o trânsito da capital paraibana, atribuição hoje da Semob.
**A Sesur – Secretaria de Serviços Urbanos – já fora a Sedma – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – e atualmente é a Sedurb – Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Antes ela tinha a competência de regular o transporte coletivo em João Pessoa, até a criação, na segunda metade da década de 1980, da STP – Superintendência de Transportes Públicos, que acumulou no final dos anos 1990 a atribuição de regulação de trânsito, dando origem a STTrans, e que hoje é a atual Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – Semob.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.