João Pessoa vai ganhar mais 16 km de faixas exclusivas para ônibus

Fonte: Correio da Paraíba Foto: JC Barboza / Divulgação Os motoristas de João Pessoa que trafegam nas avenidas D. Pedro II e Josefa Taveira (em Mangabeira) terão que se readequar as novidades do ...

Fonte: Correio da Paraíba
Foto: JC Barboza / Divulgação

DSC08941

Os motoristas de João Pessoa que trafegam nas avenidas D. Pedro II e Josefa Taveira (em Mangabeira) terão que se readequar as novidades do trânsito que devem ocorrer em, pelo menos, dois meses. É que esses corredores também vão ganhar faixas exclusivas para ônibus e terão que redobrar a atenção para não infringir as normas. A cidade vai receber mais 16 quilômetros de faixas exclusivas. E, enquanto uns acreditam em melhorias, outros pensam que as alterações vão trazer prejuízos.  Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) garante que as faixas vão melhorar a fluidez do trânsito.

O motorista Marconildo Viegas acredita que essas mudanças podem atrapalhar porque João Pessoa não está estruturada para receber inovações no trânsito.  “A faixa exclusiva para ônibus é excelente, mas tem uns entraves. A cidade não está estruturada para inovação, pois passaram muitos gestores e não abriram novas vias. Mas entendo o lado da prefeitura. É um investimento longo e caro mexer no trânsito de João Pessoa. Sabemos que problema de estrutura vem desde a fundação da Capital, a mesma não é uma cidade projetada para o futuro”, declarou.

O pensamento dele, contudo, não é compartilhado pelo motociclista Zeba Lyra, que acha que já deveria ter sido implantadas faixas de ônibus a muito tempo na cidade.  “Acho necessário e deve ser implantado com certa urgência para podermos viabilizar nosso trânsito que já muito caótico.  Sou usuário de moto e essas faixas permitiram um melhor tráfego para todos”, falou.

Conforme a motorista Socorro Gonçalves as faixas são necessárias. “Diminui bastante o tempo gasto para profissionais, trabalhadores, estudantes e todos que dependem desse meio de transporte para chegarem sem demora em seus serviços ou residências”.

Confira no mapa onde já existem faixas

f42662fd75b3758c5f6c2de228a2e1eb

Semob

De acordo com Carlos Batinga, titular Semob, com essa ampliação, a Capital passa a contar com faixas exclusivas para ônibus  em três corredores. “Com as faixas melhora a fluidez do transporte coletivo, responsável por 70% dos deslocamentos da população. As faixas exclusivas de ônibus podem ser utilizadas também por táxis que estejam conduzindo passageiro”, argumentou.

Ele lembra que a multa para quem não respeitar a faixa será de R$ 191,54. Os motoristas também serão monitorados por câmaras e pelos agentes da Semob.

Diariamente, na Avenida Pedro II, circulam ônibus de 14 linhas. Na Josefa Taveira, passam veículos de 13 linhas e na Epitácio Pessoa, de 39 linhas. Por dia 280 mil pessoas usam o sistema de transportes públicos em toda capital.