Já tem gente "matando" a Viação Itapemirim

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro Avelar Fotos: Kristofer Oliveira No dia 7 de março, a Viação Itapemirim protocolou o pedido de recuperação judicial da empresa, acatado pela ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Kristofer Oliveira

8621 Marcopolo Paradiso G6 1200 HD O-500 RSD (2)

No dia 7 de março, a Viação Itapemirim protocolou o pedido de recuperação judicial da empresa, acatado pela Justiça do Espírito Santo no dia 18 do mesmo mês. Sendo uma marca consagrada das estradas brasileiras, a notícia gerou repercussão no meio, principalmente na busologia, onde as reações foram variadas. Algumas até exageradas, já antecipando a falência da Itapemirim.

Como todo mundo sabe, não é de hoje que a empresa enfrenta problemas. No ano passado, a Viação Itapemirim transferiu 68 linhas para a Viação Kaissara, passo a passo mostrado por este Portal. E desde lá já tinha gente dando a empresa por encerrada, enquanto ela ainda estava rodando em linhas para o Nordeste. No dia 7 de março noticiamos a recuperação judicial da empresa – cabe lembrar, isso não significa a falência dela – e a acatação do pedido 11 dias depois. Porém, como disse, as reações são exageradas, a ponto de aparecer nas mídias sociais nos últimos dias uma fotomontagem com imagens de ônibus da Itapemirim com a palavra “luto”, com direito a hashtag e tudo. Quem não tem acesso a mídias especializadas como essa acredita que a empresa já faliu, o que não é verdade.

Como bem disse no esclarecimento da história da Guanabara quando a empresa escalou um ônibus para operar linha da Viação Nordeste, é sempre bom se informar através das mídias para saber o que realmente está acontecendo. Como informado, a empresa está em recuperação judicial. Segundo essa decisão, a empresa tem 60 dias para apresentar o plano de recuperação judicial. Depois de apresentar, os credores terão 180 dias para se manifestarem e aprovarem o plano. Caso a viação não apresente o plano no prazo estipulado ou não receba a aprovação dos credores, o juiz pode decretar a falência do empreendimento. Como a tramitação completa ainda não aconteceu, a falência da empresa não pode ser decretada. Além disso, as linhas que restaram na Itapemirim precisam de autorização da ANTT para serem transferidas, coisa que sempre acompanhamos e noticiamos aqui. Certamente se a Itapemirim tivesse falido agora, você já estaria vendo uma notícia sobre um ônibus de outra empresa operando uma linha da empresa capixaba.

Fique atento ao Portal Ônibus Paraibanos e acompanhe as notícias da Viação Itapemirim através da página com as notícias da empresa. Nelas estão as últimas notícias a respeito do passo a passo do processo de recuperação judicial da empresa. Ela está respirando por aparelhos, mas ainda não pode ser dada como morta.

Para que você entenda melhor e se aprofunde mais a respeito da situação da empresa, compartilhamos as cinco últimas notícias publicadas pelo Portal a respeito da situação da empresa, fora as que o widget de Relacionados abaixo pode selecionar automaticamente:

Pode ser até difícil sair de uma recuperação judicial, mas se a empresa vier a falir como consequência desse processo, isso será noticiado aqui como em qualquer outra mídia que possua essa informação e a divulgue, bem como a resolução da ANTT que autoriza a transferência das linhas.

/

Fora isso, é boato. A Viação Itapemirim apesar de todas as dificuldades, segue rodando. Até quando não se sabe, mas se um dia parar de rodar, todos nós ficaremos sabendo e contaremos direitinho a história como ela realmente é.