Ciclista pode andar na faixa exclusiva para ônibus e motoristas devem respeitar

Fonte: Portal Correio
Foto: Rodrigo Gomes

Bassa 752

Os motoristas de ônibus devem respeitar os ciclistas que trafegarem pelo canto direito da faixa exclusiva de coletivos em João Pessoa. A determinação é da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que está reforçando a orientação junto aos motoristas de ônibus.

De acordo com Carlos Batinga, superintendente da Semob-JP, os condutores de transportes coletivos precisam ficar atentos sobre os cuidados ao perceberem ciclistas na faixa exclusiva de ônibus.

“O alerta é necessário para orientar àqueles que podem transitar na faixa exclusiva, ônibus e taxistas, a terem mais atenção aos ciclistas. Também aproveitamos para informar aos ciclistas que utilizem a faixa da direita e evitem o tráfego junto ao canteiro central. Estamos trabalhando por um trânsito mais humanizado e para que isso ocorra é necessário que cada um respeite o outro”, ressalta o superintendente.

Batinga lembra ainda, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que define o seguinte: veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores e, em especial, que todos devem garantir a segurança dos pedestres e ciclistas. Além disso, vale lembrar que ameaçar o pedestre ou ciclista com o carro é considerada infração gravíssima, passível de suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo e da habilitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança