O começo do monopólio?

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Fotos: Acervo histórico Paraíba Bus Team

DSC03055

O processo de transferência das linhas da Setusa para a Transnacional deu muito o que falar. Com a falência da empresa, foi realizado uma licitação das linhas da Setusa e a Transnacional passava a ser detentora de 45% da frota de ônibus urbana que circulava em João Pessoa.

Antes de assumir as linhas da Setusa, os ônibus da Transnacional já eram 128. Com a licitação, esse número subiu para 158.

Ricardo Coutinho, atual governador e vereador do PT na época, via a criação de um monopólio. “ Sou contra todo tipo de monopólio, exceto aqueles do estado como o do petróleo, das telecomunicações. O transporte público em nossa capital já é um monopólio e com a expansão dos serviços da Transnacional está se encaminhando para um oligopólio. Vejo o prefeito quieto, sem defender os interesses do município. Anuncia-se que serão pagos tantos milhares de reais ao governo estadual. E ao município de João Pessoa? Há uma falta de poder na prefeitura”, alfineta.

O diretor administrativo da Transnacional, Alberto Pereira, explicou que a empresa não detém o monopólio do transporte urbano de João Pessoa. Ele disse que o sistema de transporte pessoense possui em circulação 372 ônibus, já acrescidos dos 32 previstos na terceirização da Setusa. A Transnacional possui 158 ônibus no sistema.

“Este contrato é revisto de cinco em cinco anos. Se a empresa não estiver agradando a população, a prefeitura não renova”, esclareceu

DSC03202

Alberto Pereira não via a formação de um monopólio por parte da empresa que trabalha. Segundo ele, há cidade onde empresas de transportes urbanos detém mais de 70% da frota e nem por isso o serviço fica prejudicado.

“A Setusa terceirizou o seu serviço. As linhas pertencem a ela, ainda”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança