Marcos da Silva adquire 4 ônibus, e o Consórcio Navegantes finalmente ganha, 4 anos depois de sua implantação, uma identidade visual

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro Avelar Fotos: Heron Júnior A Marcos da Silva adquiriu quatro unidades do modelo Torino, da Marcopolo, encarroçadas sob o chassi OF-1722-59 da ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Heron Júnior

12910717_1060807620678414_1441447604_n

A Marcos da Silva adquiriu quatro unidades do modelo Torino, da Marcopolo, encarroçadas sob o chassi OF-1722-59 da Mercedes-Benz. Todas as unidades são seminovas, com chassis fabricados em 2011 e três das quatro carrocerias fabricadas em 2012 – a quarta unidade foi fabricada ainda em 2011. Os quatro veículos são oriundos da extinta Cearense Transportes, de Fortaleza, e são os primeiros da Marcos da Silva a apresentar a identidade visual definitiva do Consórcio Navegantes.

A nova identidade visual foi desenvolvida por Lucas Rodrigues, criador da atual pintura da PB Rio. A identidade será única para as quatro empresas componentes do consórcio – São Jorge, Mandacaruense, Santa Maria e Marcos da Silva – que mesmo depois da licitação de 2011, ainda empregavam cada uma a sua identidade mesmo formando um consórcio só, não sendo caracterizado como tal a não ser a presença do nome Navegantes em adesivos e elementos secundários das pinturas.

A nova identidade da Navegantes é moderna e funcional. Com base branca e elementos figurativos com as cores que representam as empresas, esta é uma pintura que além de identificar o consórcio, facilita a manutenção dos veículos, principalmente em casos de batidas e arranhões. Quanto menor a elementação de uma identidade visual num ônibus, menor é o tempo que ele fica parado na garagem fazendo reparos. Pinturas muito elaboradas demandam tempo de manutenção e de reparo nas garagens muitas vezes maior do que um veículo com pintura de base branca, e carros parados nas garagens se traduzem em prejuízo para o empresário. Nisso a nova identidade visual da Navegantes cumpre bem o papel de identidade e funcionalidade, tudo o que as empresas de ônibus urbanos precisam para uma melhor prestação de seus serviços e uma melhor resposta na operacionalização de seus veículos. Além disso, a nova identidade visual do Consórcio Navegantes é de fácil aplicação e manutenção, o que deve tornar o processo de recaracterização da frota das empresas mais rápido.

12980507_1060807107345132_2125924990_n

Com a nova identidade visual, as empresas componentes do Consórcio Navegantes finalmente se caracterizam como um consórcio só, como deveria ter sido na época da implantação dos mesmos. Serão identificadas cada qual pela numeração dos ônibus, nos quais os dois primeiros algarismos correspondem aos códigos das empresas (São Jorge 02, Mandacaruense 04, Santa Maria 06 e Marcos da Silva 09).

A Marcos da Silva é a segunda empresa a caracterizar seus veículos com a identidade visual do consórcio. A primeira empresa a implantar o novo padrão é a São Jorge, que aplicou a nova identidade a pelo menos dez unidades do Apache Vip II oriundas da Pendotiba de Niterói, os quais alguns já começaram a rodar pela linha 104.

Quanto a Unitrans, a identidade visual do consórcio é aquela mesmo, em forma de arco, que a empresa já aplica na maioria de seus veículos. Não deve mudar nada. A tendência é que os ônibus das empresas Transnacional e Reunidas que ainda possuam as antigas identidades das empresas aos poucos tenham o padrão estabelecido em 2011 aplicado nos veículos. Isso quer dizer que o sistema de transporte coletivo de João Pessoa deve ter mesmo um padrão para cada consórcio, uma situação única nas capitais brasileiras, que costumam uniformizar a forma de seus padrões.

Numeração alta, mais uma vez

Os novos veículos da Marcos da Silva mais uma vez aderem a numeração acima do até então mais alto número da empresa, que era 0998. Os novos veículos vão de 0999 até 09102.

Possuem três portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes da marca Ortobrás.

12966214_1060807074011802_1616204978_n

Os veículos ainda são dotados de três poltronas preferenciais de cor amarela, sendo duas idênticas as demais e uma poltrona de obesos. O posto de cobrador fica do lado direito dos veículos.

São equipados ainda com um único letreiro eletrônico da marca FRT, de cor branca. O letreiro lateral fica na janela, sendo o auxiliar adaptado, uma vez que originalmente os veículos não possuíam letreiros laterais.

Os assentos do motorista e do cobrador são do padrão “spaghetti” comum em Fortaleza e preferido dos operadores da cidade por absorver melhor o calor.

Os veículos devem ser escalados nas linhas 507 (3 unidades) e 401 (1 unidade).