Iveco vence licitação com GranClass

Fonte: Automotive Business Matéria / Texto: Pedro Kutney Fotos: Divulgação A Iveco confirmou nova vitória em mais uma licitação do programa Caminho da Escola, para o qual já entregou mais de 6 mil ...

Fonte: Automotive Business
Matéria / Texto: Pedro Kutney
Fotos: Divulgação

a___granclass.

A Iveco confirmou nova vitória em mais uma licitação do programa Caminho da Escola, para o qual já entregou mais de 6 mil ônibus escolares desde 2007. Agora a montadora deverá entregar, entre este ano e o fim de 2017, mais 1,6 mil unidades do novo chassi GranClass 150S21, lançado no mês passado (leia aqui), todos encarroçados pela Mascarello, com adaptações específicas para o transporte de alunos em zonas rurais. O preço público vencedor foi de R$ 227.871, ou R$ 239 mil no caso do veículo com elevador para cadeirante. O valor, sem incidência de impostos, é pago pelo governo federal, por meio de convênios firmados com diversos municípios.

Segundo a Iveco, antes de vencer a licitação foram rodados 40 mil quilômetros em testes de aplicação no transporte escolar em zonas rurais do País, em trajetos que em média alcançam 150 km por dia. O midibus, de tamanho intermediário entre um micro-ônibus e um chassi padrão, tem motor de 206 cavalos, a maior potência da categoria, e tração 4×2 com bloqueio de diferencial automático, para melhorar a circulação em atoleiros ou pisos de baixa aderência. Para superar valetas e ladeiras mais inclinadas, o ônibus teve o balanço dianteiro encurtado e na traseira o para-choque é escamoteável.

Iveco Bus GranClass interna (1)
O GranClass escolar pode levar até 48 alunos sentados, ou 42 no veículo com box para cadeirante. Todos os assentos têm sinto de segurança. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 70 km/h e o ônibus não parte com as portas abertas.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.