Internautas dizem que ônibus não andam na faixa exclusiva em João Pessoa; Semob explica

Fonte: Portal Correio Matéria / Texto: Halan Azevedo Fotos: JC Barboza / Divulgação Internautas estão utilizando as redes sociais para denunciar motoristas do transporte coletivo de João Pessoa que ...

Fonte: Portal Correio
Matéria / Texto: Halan Azevedo

Fotos: JC Barboza / Divulgação

DSC08940

Internautas estão utilizando as redes sociais para denunciar motoristas do transporte coletivo de João Pessoa que estariam deixando de utilizar a faixa exclusiva de circulação de ônibus para trafegar nas demais faixas das vias. Os casos estariam acontecendo na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa e na Rua Guedes Pereira, no Centro da Capital.

Segundo os internautas, os flagras de motoristas de ônibus deixando as faixas exclusivas são constantes. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas de ônibus que saírem de sua faixa exclusiva também estão sujeitos à multa de R$ 85,13, por se tratar de infração média, com aplicação de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas, as penalidades não estariam sendo aplicadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob).

Já os condutores de automóveis e motos que andam na faixa exclusiva de ônibus, estão sujeitos a multa de R$ 191,54, além de aplicação de sete pontos na CNH.

156285,800,80

A Semob informou que, em 2014, foi realizada uma palestra com motoristas de transporte coletivo para falar e orientar sobre a utilização da faixa exclusiva.

“Nos encontros abordarmos o uso correto da faixa exclusiva, quem poderá transitar por ela, como facilitar a entrada e saída dos veículos dos lotes lindeiros e dos logradouros, além do comportamento dos operadores para transitarem de maneira segura, evitando riscos de acidentes”.

Desde o dia 1º de fevereiro, a Semob iniciou o monitoramento e aplicação de multas aos condutores que forem flagrados, através das câmaras de Semob, cometendo irregularidades.

As vias monitoradas pelas câmeras são: Rua Maciel com Barão do Triunfo; Maciel Pinheiro com Padre Azevedo; Francisco Londres com Terminal de Integração; General Osório com Guedes Pereira; Pedro II com Princesa Isabel; Praça 1817; Avenida Cruz das Armas (Oitizeiro); Trevo das Mangabeiras; Josefa Taveira (Mercado Público); Avenida Cruz das Armas (Mercado Público); Avenida Nego com Silvino Lopes e Avenida Ministro José Américo de Almeida com Barão de Mamanguape.

Atualmente, a Capital tem  12 km de trajeto exclusivo para o tráfego do transporte coletivo, que estão localizados no anel externo da Lagoa, Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Cândido Pessoa e Avenida Sanhauá até a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

156286,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0

Após o Terminal de Integração do Varadouro, a faixa segue pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira até o cruzamento da Avenida General Osório com Rua Guedes Pereira, além do trecho entre a Avenida Amazonas e a Avenida Tito Silva.