Volvo Bus testa nova geração de ônibus híbrido em Curitiba

Fonte: Automotive Business Foto: Kevin Willian A Volvo Bus promove mais uma etapa de teste de ônibus híbridos em condições reais de uso no Brasil. Na sexta-feira, 18 começou a rodar na frota de ...

Fonte: Automotive Business
Foto: Kevin Willian

XY032 HIBRIBUS ARTICULADO VOLVO 18-03-2016 11-50-21.JPG

A Volvo Bus promove mais uma etapa de teste de ônibus híbridos em condições reais de uso no Brasil. Na sexta-feira, 18 começou a rodar na frota de Curitiba (PR) o Hibriplus, nova geração de chassis com a tecnologia da companhia. Uma unidade circulará por seis meses em uma linha do transporte público da cidade. A ideia é verificar o potencial do modelo para a aplicação severa, com transporte diário de grande número de pessoas.

O ônibus já circula em outros países, mas em cidades menores do que a capital paranaense. No teste o Hibriplus rodará na linha Interbairros II, que tem 41 quilômetros de extensão e transporta todos os dias 33 mil pessoas. O modelo articulado tem capacidade para 154 passageiros. Os resultados dos testes serão passados à matriz da Volvo Bus na Suécia, que usará as informações para desenvolver e adaptar o veículo ao mercado da América Latina.

O Hibriplus funciona com com um motor elétrico e um abastecido com biodiesel com tecnologia Euro 6. A fabricante aponta que o conjunto é capaz e reduzir em 39% as emissões de dióxido de carbono e em 50% as de material particulado na comparação com um ônibus similar equipado com motor Euro 5 a diesel. Nas arrancadas o modelo funciona em modo elétrico, que não gera emissões ou ruído. A bateria é recarregada durante as frenagens, por isso o chassi é tão adequado para o anda dos trajetos urbanos.

PARCERIA COM A SUÉCIA

Os testes do Hibriplus em Curitiba são uma das medidas da parceria firmada entre a prefeitura do município e a Suécia para melhorar a qualidade do ar lançada na sexta-feira, 18. A ideia é trabalhar pelos próximos dois anos em um inventário com dados de emissões da cidade e da região metropolitana e traçar medidas para melhorar as condições.

O programa inclui ainda para 2016 testes com mais um modelo híbrido da Volvo Bus capaz de rodar em modo elétrico 70% do tempo. “Já vendemos mais de 5 mil ônibus eletrificados no mundo e queremos contribuir para que Curitiba se torne uma cidade mais sustentável”, destaca Hakan Agnevall, presidente global da companhia.