Aracaju recebe os 10 novos Millennium IV articulados da Atalaia

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro Avelar Fotos: José Franca A capital de Sergipe recebeu literalmente um presente ontem, dia em que completou 161 anos de fundação. Entre os ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: José Franca

IMG_0609

A capital de Sergipe recebeu literalmente um presente ontem, dia em que completou 161 anos de fundação. Entre os eventos alusivos ao aniversário de Aracaju, estava a entrega dos 10 ônibus articulados da empresa Atalaia, que virão a compor o BRT da cidade. Os veículos são os primeiros CAIO Millennium IV do país em versão articulada.

Os veículos são encarroçados no chassi O-500MA Bluetec5, da Mercedes-Benz. Na Atalaia, recebeu adesivos de identificação da empresa, além de sistema de Wi-Fi. Diferenciada dos demais ônibus da Atalaia, cuja pintura é “emprestada” do SEI Radial de Recife, a pintura dos novos ônibus articulados da Atalaia remete às cores da bandeira de Aracaju, bem como da bandeira do estado de Sergipe.

Os ônibus possuem portas do lado esquerdo – 4 no total -, além das 3 da direita, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes. Enquanto as estações do BRT não ficam prontas, as portas do lado esquerdo foram “interditadas” com assentos, sendo retiradas quando estas forem concluídas. Assim a empresa poderá ter uma reserva de assentos sobressalentes para substituição em toda a sua frota CAIO, caso haja necessidade.

O Millennium IV traz novidades no seu salão interno de passageiros, como calhas de iluminação em LED e um novo design para os painéis internos. No lado externo, suas peças são facilmente intercambiáveis com as do Apache Vip IV, possibilitando à empresa reduzir custos com peças, principalmente faróis e lanternas. A Atalaia possui uma frota CAIO numerosa, toda ela comprada zero quilômetro.

Os ônibus entram em circulação já nesta segunda-feira, dia 21, no sistema regular de Aracaju. Até o momento, deve rodar junto aos articulados que a empresa já possui, os Urbanuss Pluss sob chassi Volkswagen dianteiro oriundos da Itamaracá, empresa proprietária da Atalaia.

IMG_0606

A Atalaia opera desde 2013 no sistema de Aracaju, e foi contratada para substituir as empresas VCA e São Cristóvão, que tiveram suas concessões cassadas na ocasião. A empresa foi formada como uma “joint-venture” entre as empresas Itamaracá e Borborema, que cederam ônibus baixados de suas frotas no Grande Recife até a entrada da frota zero quilômetro, que aconteceu meses depois. Hoje, a empresa possui a frota mais nova de Aracaju, bem como uma das mais modernas do Nordeste.

IMG_0578

Uma curiosidade é que os primeiros carros a serem baixados da Atalaia foram os 10 Citmax ex-Borborema que inauguraram a empresa Metro, em Bayeux, no ano de 2014.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.