Aracaju recebe os 10 novos Millennium IV articulados da Atalaia

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: José Franca

IMG_0609

A capital de Sergipe recebeu literalmente um presente ontem, dia em que completou 161 anos de fundação. Entre os eventos alusivos ao aniversário de Aracaju, estava a entrega dos 10 ônibus articulados da empresa Atalaia, que virão a compor o BRT da cidade. Os veículos são os primeiros CAIO Millennium IV do país em versão articulada.

Os veículos são encarroçados no chassi O-500MA Bluetec5, da Mercedes-Benz. Na Atalaia, recebeu adesivos de identificação da empresa, além de sistema de Wi-Fi. Diferenciada dos demais ônibus da Atalaia, cuja pintura é “emprestada” do SEI Radial de Recife, a pintura dos novos ônibus articulados da Atalaia remete às cores da bandeira de Aracaju, bem como da bandeira do estado de Sergipe.

Os ônibus possuem portas do lado esquerdo – 4 no total -, além das 3 da direita, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes. Enquanto as estações do BRT não ficam prontas, as portas do lado esquerdo foram “interditadas” com assentos, sendo retiradas quando estas forem concluídas. Assim a empresa poderá ter uma reserva de assentos sobressalentes para substituição em toda a sua frota CAIO, caso haja necessidade.

O Millennium IV traz novidades no seu salão interno de passageiros, como calhas de iluminação em LED e um novo design para os painéis internos. No lado externo, suas peças são facilmente intercambiáveis com as do Apache Vip IV, possibilitando à empresa reduzir custos com peças, principalmente faróis e lanternas. A Atalaia possui uma frota CAIO numerosa, toda ela comprada zero quilômetro.

Os ônibus entram em circulação já nesta segunda-feira, dia 21, no sistema regular de Aracaju. Até o momento, deve rodar junto aos articulados que a empresa já possui, os Urbanuss Pluss sob chassi Volkswagen dianteiro oriundos da Itamaracá, empresa proprietária da Atalaia.

IMG_0606

A Atalaia opera desde 2013 no sistema de Aracaju, e foi contratada para substituir as empresas VCA e São Cristóvão, que tiveram suas concessões cassadas na ocasião. A empresa foi formada como uma “joint-venture” entre as empresas Itamaracá e Borborema, que cederam ônibus baixados de suas frotas no Grande Recife até a entrada da frota zero quilômetro, que aconteceu meses depois. Hoje, a empresa possui a frota mais nova de Aracaju, bem como uma das mais modernas do Nordeste.

IMG_0578

Uma curiosidade é que os primeiros carros a serem baixados da Atalaia foram os 10 Citmax ex-Borborema que inauguraram a empresa Metro, em Bayeux, no ano de 2014.

0 comentário em “Aracaju recebe os 10 novos Millennium IV articulados da Atalaia”

  1. Emanuel Santos Elias de Macedo

    Enquanto isso em Natal a passagem aumentou tanto no urbano(Conceição) como no metropolitano(Trampolim) e continuamos a receber carros usados de Recife. Isso é um absurdo. A conceição recebeu da Itamaracá uma porrada de S22 2008 MBB OF-1722M sem elevador e a Trampolim Svelto 2008 Volks 15.190EOD e S22 Volks 17.230EOD também sem elevador. A Itamaracá foi o único grupo do sistema urbano que não trouxe carros 0 Km. A Metropolitana(Guanabara) trouxe 15 New Torinos, o Grupo Â. Cândido(Reunidas-RN) trouxe 13 New Torinos, A Cidade do Natal 6 Sveltos e a Via Sul ¨Sveltos, só falta a Conceição e a Santa Maria apresentar carros novos.

  2. Deveria ter ar condicionado!!!!!!!! Deveria pensar no conforto do usuário!!!em Teresina Pi já tem ônibus com ar condicionado pq aqui também não tem??????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.