Faixa exclusiva para ônibus muda circulação de veículos na avenida Floriano Peixoto em Campina Grande

Fonte: G1 Paraíba Fotos: Divulgação O trânsito na Avenida Floriano Peixoto, principal via de Campina Grande, no Agreste paraibano, passou por mudanças nesta segunda-feira (7), no trecho do Centro da ...

Fonte: G1 Paraíba
Fotos: Divulgação

faixa_cg.jpg

O trânsito na Avenida Floriano Peixoto, principal via de Campina Grande, no Agreste paraibano, passou por mudanças nesta segunda-feira (7), no trecho do Centro da cidade. A via está dividida em três faixas, sendo uma exclusiva para ônibus, uma exclusiva para carros e motos e outra de preferência para carros de utilidade pública. A mudança foi feita pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), após um estudo e elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana.

A partir de agora os carros e motos comuns terão a faixa 1 (da esquerda) como exclusiva, a faixa 2 (central) poderá ser usada por carros e motos comuns, entretanto ambulâncias, viaturas, táxis e ônibus de transporte coletivo terão a preferência. Já a faixa 3 (da esquerda) será exclusiva para os ônibus, segundo informou a STTP.

O superintendente do órgão de trânsito da cidade, Félix Araújo Neto, destacou que a mudança foi definida após um estudo feito por técnicos.

Captura de tela inteira 07032016 220345.bmp

“Entre os elementos que se observou, aproximadamente 300 milhões de pessoas [passageiros] usam transporte coletivo, passando pela Floriano Peixoto aproximadamente 190 ônibus por dia. Vendo isso, na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, se destinou uma faixa exclusiva para ônibus, uma faixa exclusiva para carros e uma intermediária”, disse ele.

Esquema_faixa_onibus_F_peixoto

A avenida já está com uma nova sinalização horizontal e placas indicando a utilização de cada faixa. Os motoristas devem ficar atentos às mudanças, mas, segundo a STTP haverá um prazo para adaptação. “Estamos no processo de instalação. A parte de aplicação de multas começa só após 45 dias, quando a população estender bem o conceito do projeto”, disse Félix Araújo Neto.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.