O Amélia do Sr. Damião

by:

CuriosidadesÔnibus UrbanosParaíba

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team

DSC02044.JPG

Em 1980, a Caio lança um novo modelo para substituir o Gabriela, carrocerias que foi um sucesso de vendas para Caio nos anos 70. Era o Caio Amélia, modelo que fez parte de quase todas as empresas de ônibus urbanos paraibanas da época.

Muito deles ainda rodam em nosso estado e um deles está em Sapé. É o Caio Amélia do sr. Damião, dono da pequena empresa de turismo e fretamento Martins que possui três ônibus agregados nas prefeituras de Sobrado e Lucena.

DSC02045.JPG

Pintura atual

O Amélia em questão é o carro preferido do sr. Damião, tanto que ele é o seu motorista efetivo. O carro está sempre passando por reformas para que sempre esteja mantendo a qualidade dos seus serviços no transporte escolar na cidade de Sobrado.

Além do seu contrato com a prefeitura de Sobrado, vira e mexe nos finais de semana faz viagens pelo interior da Paraíba e até mesmo em Pernambuco e Rio Grande do Norte levando romeiros, times de futebol amador, entre outros grupos.

100_1874

O 082 da Martins já é um senhor de 34 anos com chassi Mercedes-Benz OF-1313 e tem a sua origem em uma tradicional empresa paraibana, a Roger, que no passado operou linhas intermunicipais entre João Pessoa e Cabedelo. O sr. Damião não sabe qual era a numeração dele na Roger, mas temos em nosso acervo algumas fotos que mostram quem poderia ter sido na Roger o Caio Amélia dele.

100_1424.JPG

O xodó do sr. Damião será preservado por ele, já que, por sua idade avançada, dificilmente conseguirá ser vendido, e  a intenção dele é não deixar que ele seja “cortado” num ferro-velho o seu “companheiro” de tantas viagens.

100_2281

Sr. Damião no interior do seu xodó

Ah, só pra lembrar, o Caio Amélia foi fabricado de 1980 até 1991, sendo as últimas unidades, exportadas para o Uruguai. Sim, foi 1991 mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.