Em carta, empresa de ônibus desabafa e diz que sofre desde a frota emergencial

Fonte: Acorda Cidade Texto: Andrea Trindade Fotos: José Franca Por meio de uma carta aberta à sociedade divulgada nesta segunda-feira (29), a empresa de ônibus Rosa LTDA, que integra o sistema de ...

Fonte: Acorda Cidade
Texto: Andrea Trindade
Fotos: José Franca

15638_IMG_1280 (2)

Por meio de uma carta aberta à sociedade divulgada nesta segunda-feira (29), a empresa de ônibus Rosa LTDA, que integra o sistema de transporte público de Feira de Santana, relatou problemas que afirma estar enfrentando desde que passou a atuar na cidade.

O destaque principal no desabafo é contra a atuação do transporte clandestino, mas a empresa também reclama do sistema alternativo, uma vez que, segundo a carta, ambos se tornaram “concorrentes desleais para as empresas de ônibus, com a conivência da Administração Municipal”.

A Rosa reclama ainda da decisão da prefeitura em efetuar o pagamento do vale-transporte aos seus servidores em dinheiro. Segundo ela, “Isso retira importante fonte de receita das empresas concessionárias do transporte e dar uma aparência de legalidade aos transportadores clandestinos/alternativos, com a criação de “moeda” específica para os alternativos e a confissão de fazerem uso como moeda dos vales emitidos pelas concessionárias.”

A empresa prossegue na carta dizendo que “sofre desde que assumiu o serviço emergencial e que as receitas não são suficientes para arcar com os custos operacionais, incluindo mão de obra”, e finaliza ressaltando que está pagando corretamente os salários dos colaboradores, mas que deixou de depositar o pagamento no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por conta das dificuldades financeiras.

15354_IMG_1213.JPG

Leia a carta na íntegra

CARTA ABERTA À SOCIEDADE FEIRENSE

Como já é de conhecimento da sociedade feirense, o sistema de transporte coletivo em Feira de Santana passou por uma grande crise, culminando no abandono da prestação de serviço por parte das antigas empresas que operavam o sistema.

A nossa empresa, como também já se sabe, foi uma das vencedoras da Concorrência Pública 041/2015, realizada pela Administração Municipal para a contratação de novos prestadores do serviço.

Diante do caos gerado na cidade logo após a divulgação do certame, quando as empresas que operavam o sistema deixaram de atuar na cidade de forma abrupta, a Rosa firmou contrato emergencial com o município, demonstrando o claro desejo de colaborar com a cidade e a administração municipal.

Ocorre que, durante a execução do serviço emergencial, no período entre outubro de 2015 e meados de janeiro de 2016, a empresa se deparou com grandes problemas, notadamente o transporte clandestino.

Acontece também que, para a execução do serviço licitado, a Empresa de Ônibus Rosa empresa fez investimentos de grande volume para aquisição de todos os veículos 0 Km, contratando pessoal, etc.

Infelizmente, algumas situações anômalas ainda continuam acontecendo, o que vem inviabilizando a prestação do serviço público de transporte, colocando em risco a nossa atividade. A cidade está inundada de transportadores clandestinos. Para piorar a situação, há na cidade o chamado sistema “alternativo”, que não possui previsão legal.

Outro problema é a decisão da Administração Municipal de efetuar o pagamento do vale transporte aos seus servidores em dinheiro. Isso retira importante fonte de receita das empresas concessionárias do transporte e dar uma aparência de legalidade aos transportadores clandestinos/alternativos, com a criação de “moeda” específica para os alternativos e a confissão de fazerem uso como moeda dos vales emitidos pelas concessionárias.

Diante do exposto, a nossa empresa sofre desde que assumiu o serviço emergencial, sendo obrigada a enfrentar a concorrência desleal do transporte clandestino, praticada com a conivência da Administração. As receitas da nossa empresa não estão bastando para arcar com os custos operacionais, incluindo mão de obra.

Até o momento, a empresa vem pagando corretamente os salários de seus colaboradores. Porém, o mesmo não vem ocorrendo quanto ao FGTS, diante do quadro financeiro. A Rosa esclarece que está buscando quitar o débito junto à Caixa Econômica Federal da forma mais rápida possível. Certamente, isso não gerará prejuízos aos nossos colaboradores.

EMPRESA DE ÔNIBUS ROSA LTDA