Refam: Das poltronas aos microônibus

Fonte: Lexicar Foto: Divulgação A Refam Comércio e Indústria Ltda. foi fundada em São Paulo (SP), em 1997, como fabricante de poltronas para ônibus. A pedido da Iveco, em 2000 desenvolveu projeto de ...
Image

Fonte: Lexicar
Foto: Divulgação
d6fac refam2battualeA Refam Comércio e Indústria Ltda. foi fundada em São Paulo (SP), em 1997, como fabricante de poltronas para ônibus. A pedido da Iveco, em 2000 desenvolveu projeto de adaptação de suas vans importadas para o transporte de passageiros, veículos que vieram a ser comercializados pela empresa italiana com o nome Maxivan.

Em 2003 a Refam projetou uma carroceria completa para o chassi Iveco Scudato, que recebeu o nome de Attuale Bus. O micro-ônibus, com corredor central e capacidade de 15 a 27 passageiros, dependendo do layout interno e do modelo (urbano, turismo ou executivo), podia receber diversos tipos de acabamento e ser opcionalmente equipado com ar condicionado e TV.

No ano seguinte, após ter construído 79 unidades do Attuale Bus, a Refam lançou uma versão mais longa, com duas portas e novo design, para chassis Volkswagen, Mercedes-Benz e Agrale, o Attuale Gran. Pouco depois a empresa suspendeu as atividades de encarroçamento; cerca de 150 carrocerias teriam sido construídas no total. Em 2007 a produção dos ônibus foi retomada pela Ciccobus, de Jundiaí (SP), que também teve vida curta.