Retrospectiva 2015 do transporte paraibano- Novidades da frota intermunicipal‏

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team


O ano de 2015 foi de significativas novidades no transporte intermunicipal paraibano. É pouco diante do muito que precisa ser feito para que o sistema volte a ser forte.

SIM: New Torino na área
A única empresa a trazer veículos zero em 2015 entre as metropolitanas foi a SIM. A antiga Rodoviária Santa Rita continuou investindo para hoje ser a melhor operadora do sistema metropolitano do estado.

Após cinco unidades adquiridas em 2014, a empresa santarritense foi a segunda metropolitana a adquirir o New Torino – a primeira havia sido a Reunidas de Cabedelo. A SIM adquiriu três unidades do modelo, apresentadas em praça pública em Santa Rita.
Rio Tinto: Voltando a comprar zeros depois de quatro anos
A Viação Rio Tinto seguiu renovando a sua frota, e o fez padronizando-a com modelos de chassi dianteiro da Volkswagen. Adquiriu várias unidades de empresas de fretamento de Pernambuco, algumas EOD, outras já Euro V, todas climatizadas e de carroceria Marcopolo Ideale 770.

Mas no final de 2014, a empresa havia adquirido dois Mascarello Roma seminovos. Sabe o resultado dessa compra? A Rio Tinto voltou a adquirir zero quilômetro depois de quatro anos. A empresa parece ter gostado tanto das unidades seminovas que adquiriu duas unidades zero quilômetro do Roma, agora na versão M4.

Alguns veículos da Rio Tinto estavam operando linhas da Bela Vista. Isso alimenta rumores de que no futuro a Rio Tinto possa absorver a Bela Vista, visto que a empresa não renova já faz um tempo e é a que atualmente mais têm enfrentado dificuldades.
Real Bus: um seminovo e um zero
A Real Bus incorporou pela primeira vez – até onde se sabe – um veículo seminovo. O carro 0249 pertencia a Boa Vista de Salvador e foi adquirido pela empresa campinense.

Mas a empresa não deixou de investir em zeros, e adquiriu um veículo zero quilômetro para as linhas de Monteiro e arredores. É o carro 0231, que começou a circular já neste período natalino e é o primeiro OF-1721 Bluetec5 da empresa.

Transnorte: primeiro Euro V

A Transnorte incorporou neste ano um Marcopolo Ideale 770 na frota. É o carro 04.24 um Marcopolo Ideale 770 na frota. É o carro 04.24, oriundo da Aguavertur Turismo, de Pernambuco.
PB Rio: Um Midi e um Torino 2007

A PB Rio incorporou na frota da linha de Alhandra um Senior Midi oriundo da Borborema Imperial, de Pernambuco, e um Torino 2007, oriundo da Auto Viação Reginas, de Duque de Caxias-RJ, mas que também passou pela Translider.
Guanabara: 120 unidades e uma com nova pintura
Como a Expresso Guanabara faz parte do sistema intermunicipal paraibano, a compra dela, mesmo que tarde venha para cá, será aqui incluída. Foram cerca de 120 unidades do modelo Marcopolo Paradiso G7 1200, encarroçadas no chassi O-500RSD, entre Genesis e Glamour – o serviço Galant está sendo gradualmente extinto.


Uma dessas unidades veio com a nova pintura da empresa, que será padrão no Grupo Guanabara. A UTIL adquiriu um veículo nesse mesmo padrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental