Viação São Jorge adquire Torinos ex-União. Para onde irão?‏

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Wagner Michel



A Viação São Jorge adquiriu unidades do Marcopolo Torino encarroçadas no chassi OF-1722M da Mercedes-Benz, oriundas da Viação União de Duque de Caxias. Os veículos foram fabricados em 2009, como modelo 2010, e são equipados com elevador para cadeirantes.


Algumas unidades já encontram-se em circulação no fretamento da empresa no Maranhão, porém esta unidade fotografada em Campina Grande, a qual é o ex-DC 1.106 da empresa caxiense, levanta suspeitas. A caracterização dele, como pode ser visto, está incompleta.

O veículo das imagens aparece sem o nome da empresa na dianteira, sem os prefixos e sem pintura na traseira. Geralmente esses elementos caracterizam um veículo que será entregue para o sistema urbano de João Pessoa, onde além da numeração, são incluídos os caracteres da Navegantes, consórcio do qual a São Jorge faz parte.

A empresa não renova sua frota urbana há cerca de um ano. Sua última renovação foi composta por nove unidades de Vip II oriundas da Transportes Flores, de São João de Meriti, que fazem linhas como 108, 118, 7118 e 7120. Alguns veículos da frota sem cobrador da São Jorge já encontram-se desgastados e necessitam de troca, caso dos Torinos de 2007 oriundos da mesma Transportes Flores. Há a possibilidade dessa ser uma alternativa para a substituição dos veículos, que são adaptados.

Os veículos são equipados com elevadores da marca Foca e letreiros eletrônicos frontal, auxiliar e lateral da marca Dimelthoz na cor âmbar. A São Jorge não trabalha ainda com essa marca de letreiro no urbano; Marcos da Silva e Mandacaruense possuem juntas nove unidades do modelo Neobus Mega equipadas com letreiros da marca, porém da cor branca. Os elevadores Foca são encontrados em uma unidade na Mandacaruense – o Neobus Mega 0401, bem como nos Torinos ex-Transportes Santo Antônio adquiridos pelas empresas Unitrans e SIM.


A maioria das linhas da Viação São Jorge roda sem cobrador – ela é a primeira empresa de João Pessoa a rodar com veículos convencionais em dupla função, desde 1999. Recentemente mais uma linha perdeu cobrador na empresa; nada mais nada menos que a 701-Alto do Mateus/Acesso Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental