Porta do meio dos ônibus voltará a ser usada no Grande Recife

Fonte: NE 10Foto: Edmar Melo O Grande Recife Consórcio de Transporte acatou a recomendação do promotor Humberto Graça, da Promotoria de Transporte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), de ...
Fonte: NE 10
Foto: Edmar Melo


b56e80ba5c8e0c04fca49f597e67e226


O Grande Recife Consórcio de Transporte acatou a recomendação do promotor Humberto Graça, da Promotoria de Transporte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), de voltar a usar a porta do meio dos ônibus. Segundo o órgão, um ofício já foi enviado para as empresas, nesta quinta-feira (19), para que seja cumprida a orientação; as operadoras que não obedecerem poderão ser multadas.


O uso da porta do meio para embarque e desembarque de passageiros fora dos terminais integrados, com exceção de deficientes, estava proibido desde o início do mês, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por representantes das 13 empresas de ônibus que atuam na Região Metropolitana do Recife. O acordo foi feito com o Procon-PE, que entendeu a medida como uma forma de melhorar a segurança no transporte público após acidentes como o que matou a estudante Camila Mirelle em maio – a universitária faleceu após cair de um veículo da linha Barro/Macaxeira que estava superlotado.

O promotor Humberto Graça, no entanto, discorda dessa justificativa. “Da ótica do Ministério Público, não há acréscimo ou diminuição de risco no fato de estar com a porta central fechada ou aberta. O ônibus possui outras portas e a gente não pode adotar o fechamento de todas as portas, isso não existe”, ironizou em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta quinta-feira. “O que o Ministério Público entende em relação à porta central, o grande problema que a gente vislumbra é a questão da evasão, que muitas pessoas se aproveitam para acessar o ônibus sem pagar a sua passagem”, disse ainda.


O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) ainda não se posicionou sobre o assunto.

Apesar da liberação desta quinta-feira, ainda está em tramitação na Câmara Municipal do Recife um projeto de lei para proibir o uso da porta do meio. O PL, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), aguarda um parecer para ir a votação.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.