Mantendo elementos tradicionais, Progresso ganha nova identidade visual‏

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Eugênio Ilzo da Silva



A Empresa Auto Viação Progresso apresenta sua nova identidade visual, mantendo cores e elementos tradicionais e acrescentando a elas traços e fontes modernas.

O primeiro veículo a receber a nova pintura é o 6155, Marcopolo Paradiso G7 1200, encarroçado sob o chassi Scania K360IB 6X2. Ele faz parte da renovação de frota da empresa e já vem com o novo visual de fábrica. Os demais veículos ainda estão sendo entregues com a identidade visual antiga da empresa.

O projeto é de autoria de Jorge Andrade, que também assinou o visual da Viação Cruzeiro, também do grupo ADTSA, do qual a Progresso faz parte. Os traços modernos da nova identidade visual, junto com uma nova tipografia, mais moderna e dinâmica, se aliam aos elementos e tons de azul tradicionais da Progresso, como o logotipo JTM (iniciais do fundador da empresa, João Tude de Melo). O logotipo está presente nos veículos da Progresso desde a segunda metade dos anos 1990 e foi empregado nas duas últimas identidades visuais da empresa pernambucana antes desta.

Além da presença do logotipo, a identidade visual também preservou o emblema que fica abaixo da janela do motorista e da porta do veículo, que mostra o ano de fundação da empresa, 1932. O adesivo – junto ao logotipo – teve o visual mantido.
A novidade já poderá ser vista nas estradas na alta temporada do final de ano. Mas a curiosidade continua, uma vez que a Progresso também emprega veículos do tipo Double Decker em suas linhas. Como ficará esta nova pintura nos DDs?

A Progresso é uma das empresas mais tradicionais do Nordeste. E a aliança de uma tradição de uma marca presente há 83 anos nas estradas do Nordeste com a modernidade está bem representada nesta nova identidade visual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança