Os primeiros monoblocos O-364 paraibanos

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team


Faz 36 anos que duas empresas campinenses renovavam sua frota com que havia de melhor no mercado na época, o monobloco O-364 da Mercedes-Benz que apesar de ter sido lançado em 1978, apenas um ano depois o modelo chegava às empresas paraibanas.


O O-364 trazia ao mercado uma série de inovações com um design mais moderno do que os monoblocos antecessores. O O 364 11 R tinha motores O 352 ou O 355/5 nos primeiros modelos. Já os rodoviários O 364 12 R e O 364 13 R tinham inicialmente motores O 355/6 de 240 cavalos. Um espetáculo para época, pois mesmo antes do Projeto Padron (que especificou padrões mínimos de qualidade para ônibus brasileiros) ser concluído, entre 1978 e 1979, que exigia potência mínima de 200 cavalos, os motores já atendiam e até superavam essa exigência.

As primeiras unidades paraibanas foram entregues pela Padiesel, revenda Mercedes-Benz na Paraíba, ás empresas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Lenilson José da Costa e a Real do empresário Valter Brito. Ambos empresários falavam da satisfação em poder contar com os monoblocos O-364 e colocar a disposição dos seus usuários.


Vários empresários estiveram presentes ao coquetel de apresentação e de entrega das primeiras unidades do O-364. Amauri Azevedo da Rio Tinto, Aldo Marinho da Santa Rita, Waldeno Brito da Cometa, José Pereira da São José, Severino da Silva da Marcos da Silva, eram alguns deles.

2 comentários em “Os primeiros monoblocos O-364 paraibanos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental