ANTT publica lista de entidades certificadas para Monitriip

Fonte: ANTTFoto: Kristofer Oliveira A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, na semana passada, a lista de organizações designadas para certificação do Sistema de Monitoramento do ...
Fonte: ANTT
Foto: Kristofer Oliveira


62502BMarcopolo2BParadiso2BG72B12002BK 3102B252852529


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, na semana passada, a lista de organizações designadas para certificação do Sistema de Monitoramento do Transporte Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros (Monitriip).

Para ser designado como organismo de certificação, o requerente deve cumprir os requisitos da Resolução n.º 4.499/2014e do Regulamento de Avaliação da Conformidade.
Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato com a Comissão de Avaliação de Conformidade (CAC) por meio do endereço eletrônico [email protected].
Monitriip – O sistema consiste na instalação, em todos os ônibus da frota, de equipamento, homologado pela ANTT, que fará a transmissão de dados para a mesma. A Agência vai monitorar todas as viagens realizadas sob sua autorização/permissão e, no transporte regular de passageiros, acompanhará também o número de pessoas transportadas, as tarifas praticadas e o cumprimento da programação horária e do itinerário.

Para os passageiros, o Monitriip possibilitará maior transparência e informações em tempo real sobre suas viagens, em especial a pontualidade e a regularidade dos serviços. Posteriormente à implantação e regularização no recebimento dos dados pela ANTT, poderão ser disponibilizados, nos principais terminais rodoviários, painéis das viagens em andamento com exibição de dados como horário e previsão de chegada, além do fornecimento das informações em sites e aplicativos móveis.

A iniciativa representa um grande avanço na gestão do transporte de passageiros, pois permitirá acompanhar, de maneira mais eficiente, a execução dos serviços e aperfeiçoar a ação fiscalizatória da ANTT, otimizando recursos humanos e financeiros.

A implantação do Monitriip estará estabelecida no contrato ou regulamento de operação de cada tipo de serviço de transporte rodoviário de passageiros. A previsão de funcionamento, no que se refere ao recebimento de dados, é o primeiro semestre de 2016.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.