Novo Torino sobre Volvo B240R chega a Curitiba

Fonte: Ônibus de CuritibaTexto: Diego DubiginskiFotos: Kevin Willian / Divulgação Foi flagrado hoje pela manhã no pátio da Volvo, o novo Torino 2014 de motorização traseira, com características ...
Fonte: Ônibus de Curitiba
Texto: Diego Dubiginski
Fotos: Kevin Willian / Divulgação

Torino VolvoB240R

Foi flagrado hoje pela manhã no pátio da Volvo, o novo Torino 2014 de motorização traseira, com características do transporte coletivo de Curitiba. Em cor amarela da categoria Convencional/Troncal e com configurações características do sistema urbano de Curitiba, o modelo é o novo carro de testes da Volvo.

A montadora testará seu novo produto em Curitiba, o Volvo B240R 4×2, que possui um novo motor (D7E 240cv) de menor potência que proporcionará maior economia na operação, além de possuir uma nova caixa de transmissão. O objetivo do novo modelo é atender demandas em que o B290R não se enquadre, como em linhas de menor capacidade e distância. Com seu novo produto, a Volvo conseguirá tornar-se mais competitiva, com possibilidade de atender aos mais diversos mercados e segmentos.

Novidades sobre o novo veículo

B240R
O D7E é um motor Diesel eletrônico de 7.14L, 6 cilindros de 24 válvulas e com níveis de emissão de poluentes seguindo a regulamentação Euro V. Sua potência é de 240 cv com 97 kgfm de torque.
 
Outro destaque neste modelo é a nova caixa de transmissão Volvo I-Sync. Ela é automatizada de 6 marchas e trabalha em conjunto com Retarder Voith 123+.
 
Outras características do B240R
Contando com duas opções, piso alto e piso baixo, o B240R é equipado com sensor de incêndio no cofre do motor, sistema Volvo EBS5 (Electronic Braking System) com ABS para evitar o travamento das rodas na frenagem e ASR (Acceleration Slip Regulation) – controle de tração – e sensor de desgaste das pastilhas de freio.
 
Sua capacidade total de peso é 19.500 kgf (sendo 7.500 para o eixo dianteiro e 12.000 para o traseiro).
Apesar de ser um novo produto da Volvo e ainda pouco conhecido no Brasil, em outros países da América Latina ele já vem sendo utilizado. Alguns deles estão sendo encarroçados por aqui mesmo, como é o caso do lote de 89 veículos encomendados pela COETC do Uruguai e que foram encarroçados pela Comil. A Comil disponibilizou algumas fotos do extenso lote uruguaio.

COETC Comil B240R 1

COETC Comil B240R 2

COETC Comil B240R 3

Testes em Curitiba

Como é de praxe, a Volvo do Brasil que está situada em Curitiba, comumente utiliza o sistema de Transporte Coletivo de Curitiba para testes de seus produtos. Com o B240R não será diferente e espera-se que nas próximas semanas ele já seja visto circulando pelas ruas da capital em testes com e sem passageiros.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.