Scania oferece linha completa de ônibus para a mobilidade urbana eficiente

Fonte: ScaniaFotos: Divulgação A Scania dispõe das melhores soluções para o transporte público com um amplo portfólio de alta rentabilidade, que atende de forma customizada às necessidades dos ...
Fonte: Scania
Fotos: Divulgação


onibus scania biarticulado 2


A Scania dispõe das melhores soluções para o transporte público com um amplo portfólio de alta rentabilidade, que atende de forma customizada às necessidades dos clientes de ônibus que atuam em linhas urbanas com produtos padron, articulados e agora biarticulados.

A gama Scania para a mobilidade urbana eficiente tem modelos a partir de 12,5 até 28 metros de comprimento, e com capacidade para transporte de 86 a 270 passageiros. O novo produto da marca, o ônibus biarticulado F 360 8×2, amplia o mix e chega para atuar no transporte de grande quantidade de pessoas. Ele mede 28 metros e leva 270 passageiros.
 
A linha Scania oferece veículos que podem operar em diversas fases de um sistema organizado de transporte, desde os indicados como alimentadores – ou seja, buscam os passageiros nas regiões periféricas e trazem até os corredores exclusivos de ônibus ou outros modais como metrô e trem – até o trabalho nas linhas troncais, com articulados e biarticulados, que atuam dentro de corredores e levam grande quantidade de pessoas para agilizar o transporte e diminuir o número de viagens.
 
“Para contribuir com uma mobilidade urbana eficiente oferecemos uma variável quantidade de modelos, que podem receber diversas configurações de tamanho, tração, capacidade de carga, motor e tecnologias de segurança. Nossos chassis são reconhecidos pela economia de combustível, disponibilidade e pelo baixo custo de manutenção”, afirma Celso Mendonça, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania no Brasil. “Temos também opções para o transporte sustentável com o motor a etanol, que oferece 90% menos emissões do que o diesel, e já aceitamos encomendas do propulsor ciclo Otto movido a biometano/GNV.”
 
Produtos para atender as linhas alimentadoras

onibus scania biarticulado 1

A linha Scania para a mobilidade urbana possui modelos que se encaixam no serviço como alimentadores dos sistemas organizados de transporte e são adequados para as regiões metropolitanas, tanto na periferia quanto nas áreas centrais. A linha Scania permite receber carrocerias de 12,5 a 13 metros de comprimento, que levam de 86 a 100 passageiros, com capacidade de carga de 19,5 toneladas; e também comporta carrocerias de 13,4 a 15 metros de comprimento (capazes de transportar de 115 a 130 passageiros) e capacidade de carga de até 19,5 toneladas (versão 4×2) e 25t (na configuração de rodas 6×2). Os veículos saem de fábrica com sistema de freio ABS+EBS, que aumenta o poder de frenagem.
 
A caixa de câmbio automática de alta performance propicia maior conforto e produtividade para o motorista. Ela gera mais economia de combustível nas paradas de trânsito com o desengate automático das marchas. O design do chassi foi desenvolvido para a instalação de portas de até 1.100mm, para melhor fluxo de passageiros nos sistemas BRT. Para essa categoria, o cliente já pode encomendar os modelos K 280 ou K 320 IB/UB, ambos com opções de piso normal ou baixo, equipados com motor a gás veicular natural (GNV/biometano), de 15 metros e capacidade para 130 ocupantes.
 
K 310 IB/UB 4×2 ou 6×2 – piso normal ou baixo
 
O motor do K 310 gera 310 cavalos, e o alto torque (1.550 Nm), já em baixas rotações, possibilita excelentes resultados operacionais pela robustez do conjunto e menor consumo de combustível. Na opção de 15 metros com piso baixo, facilita o embarque dos passageiros.
 
K 270 4×2 ou 6×2 – piso baixo
 
Recebe motor movido a etanol de 270cv, que desenvolve torque de 1.200Nm.
 
O encarroçamento com 15 metros de comprimento é uma exclusividade da Scania. O chassi de 15 metros dispõe de terceiro eixo direcional que possibilita maior grau de manobrabilidade, especialmente em cidades com ruas estreitas e pouco espaço para realizar curvas normais ou acentuadas. O diferencial está no eixo de apoio que gira para o lado oposto do eixo das rodas dianteiras. Comparado a um ônibus sem o eixo direcional, a redução do raio de giro chega a 10%. Ele ainda oferece capacidade de transporte muito próxima à do veículo articulado de 18m, o que garante maior rentabilidade, economia de combustível e de pneus.
 
Articulados
 
Para aguentar o trabalho nas linhas troncais dentro dos corredores exclusivos é preciso que o ônibus tenha um chassi muito robusto, mas também seja econômico. A Scania oferece os veículos ideais com suspensão eletrônica pré-ajustável, que facilita a adequação às plataformas, e sistema de articulação seguro com monitoração.
 
O articulado indicado é o K 310 nas versões 6×2 ou 8×2. O design do chassi aceita a instalação de portas de até 1.100mm. Para essa categoria, o cliente também já pode encomendar o modelo K 320 IB/UB equipado com motor a gás veicular natural (GNV/biometano), de 18 metros e capacidade para 160 ocupantes.
 
K 310 IB/UB 6×2 ou 8×2 – piso baixo ou normal
 
Recebe motor de 310 cavalos e desenvolve torque de 1.550Nm. Sua distância entre eixos de 3.000mm comporta carrocerias de 18 a 21 metros com capacidade de carga de 29,7 a 34,5t, que possibilitam carregar de 160 a 185 passageiros.
 
Está equipado com câmbio automático, sistema de freio ABS+EBS, controle de tração, sistema de “ajoelhamento” e freio auxiliar incorporado. O modelo tem a suspensão mais reforçada por causa do maior comprimento e da maior quantidade de passageiros que pode comportar, ainda que trafegue preferencialmente em corredores e vias arteriais.
 
Biarticulado

Biarticulado 5

Novidade da Scania, o modelo F 360 HA, piso normal, tem motor frontal de 360cv de grande porte (mas de baixa rotação) e desenvolve torque de 1.850 Nm (o maior da categoria) já em baixas rotações para economizar combustível. O biarticulado F 360 HA recebe caixa automática e suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros. A composição tem a configuração 8×2 de 43,5t de capacidade de carga, que permite levar 270 passageiros ao longo de seus 28 metros de comprimento.