Aplicativo recifense mostra paradas de ônibus e horário dos coletivos

Fonte: G1 PernambucoFotos: Rodrigo Gomes / Reprodução Bom dia Pernambuco O Cittamobi, aplicativo para smartphones desenvolvido no Recife, é um grande aliado para quem anda de ônibus. Mais de dois ...
Fonte: G1 Pernambuco
Fotos: Rodrigo Gomes / Reprodução Bom dia Pernambuco


DSCN1948


O Cittamobi, aplicativo para smartphones desenvolvido no Recife, é um grande aliado para quem anda de ônibus. Mais de dois milhões de pessoas utilizam a tecnologia em 17 cidades do Brasil — só no Recife, são 720 mil usuários. O aplicativo é gratuito e bastante fácil de usar. A reportagem do Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (25) foi até um ponto de ônibus na Avenida Visconde de Suassuna, em Santo Amaro, centro do Recife, para testar o Cittamobi.

Assim que você baixa o programa no celular, ele mostra no mapa sua localização e quais são as paradas de ônibus mais próximas. Basta escolher um ponto de ônibus e o aplicativo também se encarrega de mostrar quais as linhas que passam ali e qual o horário de chegada de cada coletivo.
 
A primeira versão do aplicativo foi lançada oficialmente em fevereiro de 2014, no Recife. O app foi criado pela empresa Cittati, que já atendia ônibus da Região Metropolitana do Recife, produzindo os GPSs que são instalados no veículo.
De acordo com Carlos Sampaio, gerente comercial da Cittati, o aplicativo foi criado para atender o usuário. “A Urbana-PE solicitou o app porque uma das grandes reclamações era o tempo que se passava no ponto. A intenção era fazer com que esse tempo fosse menor”, explica. Para gerar as informações, o app usa dados dos GPSs dos ônibus.
Sampaio também explica que as informações sobre os horários e itinerários dos ônibus podem ser acessadas pelo aplicativo, que pode ser instalado em celulares e tablets, ou ser consultado pelo site do Cittamobi. “Muitas pessoas não têm smartphone e a intenção é que você possa olhar qual a previsão do ônibus antes de sair de casa ou do trabalho, por exemplo”, diz.

“Posso pegar [as linhas] 13 de maio, Vasco da Gama ou Santa Terezinha”, contou a estudante Talita Guedes. O app indicou que o ônibus estava perto de chegar, e acertou.
Já o estudante Eudes Henrique de Souza, que veio da Paraíba, estava perdido e também contou com a ajuda da aplicação. “Vim apresentar um trabalho. Como não sou daqui, fiquei meio perdido e estou esperando um ônibus, Jardim Brasil II”, contou. O ônibus chegou no local no horário indicato no aplicativo.

Já a auxiliar de serviços gerais Andréa Franco disse que baixou o app, mas ele não funcionou. “Ele não batia o horário, eu ficava sempre perdida”, contou. Ela estava em uma das 45 paradas da Avenida Agamenon Magalhães e o Cittamobi indicou que o ônibus chegaria em quinze minutos. “Acho que o ônibus não vai vir”, disse Andréa.


Captura%2Bde%2Btela%2Binteira%2B25092015%2B233019.bmp

O coletivo chegou no ponto com cinco minutos de atraso. “Não chegou no horário”, reclamou a auxiliar. No entanto, de acordo com os criadores do app, existe uma margem de erro no horário dos ônibus e a aplicação tem ajudado milhares de pessoas a circular pela cidade.
Quem quiser tirar dúvidas sobre o Cittamobi pode acessar o site oficial do aplicativo. Outras informações sobre os ônibus e as linhas que circulam no Recife pode ligar para o Grande Recife Consórcio de Transporte, através do telefone 0800.0810158.