Binário da Praça da Independência é aberto e linhas de ônibus passam por mudanças

Fonte: Prefeitura Municipal de João PessoaFoto: Reprodução TV Cabo Branco A circulação de veículos no Centro da Capital atende, desde a manhã desta segunda-feira (21), a um novo plano de trânsito. Com ...
Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa
Foto: Reprodução TV Cabo Branco


Captura%2Bde%2Btela%2Binteira%2B21092015%2B233317.bmp


A circulação de veículos no Centro da Capital atende, desde a manhã desta segunda-feira (21), a um novo plano de trânsito. Com o Binário da Praça da Independência, formado principalmente pelas avenidas Monsenhor Walfredo Leal e D. Pedro I, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) pretende facilitar o acesso à região e garantir mais agilidade e fluidez no tráfego. Para isso, foram investidos mais de um milhão em pavimentação, iluminação e nova sinalização de trânsito.

“O binário vai ter um papel fundamental na reorganização do trânsito porque vai criar rotas alternativas à Lagoa, diminuindo o fluxo naquela área”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Além disso, vamos conseguir criar uma série de melhorias no tráfego, facilitando o acesso aos bairros vizinhos, eliminando trechos de conflito e, é claro, trazendo mais segurança para o trânsito”, complementou.
 
Para garantir uma adaptação tranquila ao novo traçado, a Superintendência Municipal de Mobilidade Urbana (Semmob) fez um trabalho educativo com motoristas e pedestres que circulam na região. Durante os primeiros dias de implantação do plano, mais de 60 agentes de mobilidade estarão espalhados pela região, orientando os condutores.
 
Como ficou – Com a formação do binário, a circulação nas duas avenidas passa a funcionar da seguinte forma:
 
Os veículos que seguem da Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Centro, passando pela Rua João Bernardo de Albuquerque (em frente à Mortuária São João Batista), seguem pela Avenida Monsenhor Walfredo Leal e Odon Bezerra, que terão o seu sentido de circulação invertidos, em direção à Avenida Visconde de Pelotas, em mão única. “Com isso, será incentivado que apenas os veículos que tenham como destino final a Lagoa ou os estabelecimentos no seu entorno circulem no anel do Parque Solon de Lucena, melhorando o tráfego no local”, explicou o superintendente de Mobilidade Urbana, Roberto Pinto.
 
Já a Avenida D. Pedro I, que promovia a circulação no sentido Praça da Independência em direção ao Centro (em alguns trechos operando em mão dupla), vai seguir no sentido inverso, da Avenida Visconde de Pelotas até a Praça da Independência, em mão única. Assim, o canteiro central no cruzamento com a Avenida Maximiano de Figueiredo foi retirado, permitindo aos veículos trafegarem em frente pelas avenidas Marechal Deodoro da Fonseca e Manoel Deodato, que receberam pavimentação asfáltica até a Avenida Rui Barbosa (Torre).
 
Também permitindo uma nova rota, o final da Avenida Maximiano de Figueiredo foi reaberto, onde os veículos que trafegam no sentido João Machado/Epitácio Pessoa terão uma nova alternativa para acessar o Centro, Tambiá, Róger, 13 de maio e outros bairros, passando pelas proximidades do Hospital Santa Isabel.
 
Transporte público

Os ônibus que trafegam no sentido Epitácio Pessoa para a Lagoa circularão agora pela avenida Almirante Barroso, seguindo seu trajeto atual pela Rua Corálio Soares de oliveira. Nesse trecho, apenas uma parada de ônibus será deslocada de uma lateral da praça da Independência (voltada para D. Pedro I) para outra (voltada para Maximiano de Figueiredo). No sentido Lagoa para Epitácio Pessoa não haverá modificação.


A Semob ressalta que, assim como nas demais modificações do trânsito da cidade, agentes de mobilidade urbana estarão acompanhando o período de adaptação dos condutores, a fim de garantir a boa circulação do fluxo e a segurança no trânsito. Os agentes serão escalados em pontos estratégicos, em especial nas esquinas de vias que sofrerão mudança de circulação e cruzamentos com novos semáforos.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.