XXIII SIPAT da Unitrans é encerrada com palestra sobre alimentação saudável e seus reflexos na qualidade de vida

Fonte: News Comunicação
Fotos: Divulgação



Foram cinco dias de atividades, que começaram na última segunda-feira (14), e após várias palestras, sessões de ginástica laboral, realização de testes de glicemia e aferição de pressão arterial, a XXIII Semana Integrada de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT), da empresa de ônibus Unitrans, foi encerrada na noite desta sexta-feira (18), com uma palestra sobre ‘Alimentação saudável, qualidade de vida e cuidados com a saúde´. A abordagem foi feita pelos nutricionistas Lenilda Ribeiro e Silvio Carlos de Vasconcelos. Após a palestra foi servido um lanche para todos os presentes. A diretora da Unitrans, Lorena Dantas, participou da palestra e o coordenador do SESMT da empresa, Paulo Roberto, agradeceu a participação dos operadores em todas as atividades da SIPAT.

Além de dar dicas de como se alimentar de forma saudável, exemplificando os alimentos mais adequados para o bom desenvolvimento do organismo e que favorecem uma boa digestão, os nutricionistas também alertaram para o perigo do consumo de enlatados, refrigerantes, sucos de caixinha, alimentos gordurosos, com excesso de sal e também falaram sobre a importância da mastigação, da ingestão de fibras e, sobretudo, da hidratação. Segundo os profissionais de Nutrição, é preciso ingerir de 6 a oito copos de água por dia, comer menos no período noturno, evitar o ‘famoso assalto’ a geladeira de madrugada, preferir sucos naturais e abolir os de caixinha, reduzir o consumo de sal (o ideal é 2g/dia, mas o brasileiro come, em média, 10 vezes mais que isso), abolir refrigerantes, inclusive os diets ( que têm menos açúcar, mas muito sódio) e evitar se alimentar correndo, sem uma mastigação adequada,  pois isso faz com que o alimento chegue mais inteiro no estômago, forçando a uma produção maior do suco gástrico, o que pode provocar um gastrite.


Após a palestra, foram realizados sorteios de camisas da SIPAT e, em seguida,  foi servido um lanche coletivo com sucos, chocolate, bolos, pães de queijo, sanduiche, salada de frutas, entre outras iguarias. Além da diretora da Unitrans, Lorena Dantas, e Paulo Roberto, estavam presentes no encerramento da SIPAT toda equipe do SESMT da Unitrans e a psicóloga da empresa, Mariangela Chaves. O Técnico de Segurança do Trabalho, Alexandro Luciano, que também integra a equipe do SESMT, agradeceu a participação dos colaboradores que, todos os dias, lotaram o auditório da empresa durante as palestras, assim como participaram ativamente das demais atividades que incluiu a realização de sessões de ginástica laboral e ainda a realização de testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

A XXIII SIPAT da Unitrans contou com a colaboração do SEST, da Faculdade Maurício de Nassau e do Sindicato dos Motoristas da Paraíba que, gentilmente, cederam seus profissionais para a realização das atividades da Semana, com abordagens sobre temas diversos, tais como, como Diabetes, Hipertensão, Educação postural e Questões que envolvem a visão. O tema central da SIPAT 2015 foi “Segurança e saúde, pratique essa ideia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.