ANTT desbarata transporte clandestino na Operação Círculo de Fogo

Fonte: ANTT
Fotos: Thiago Martins de Souza / JC Barboza



A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou, no período de 10 a 14/9, a Operação Círculo de Fogo, com o objetivo de combater o transporte clandestino interestadual de passageiros nas regiões de Goiás e Minas Gerais. No total, foram 195 veículos fiscalizados, 116 autuações e 30 apreensões de veículos piratas.

A ação envolveu a participação de 20 agentes fiscais da ANTT, em uma iniciativa integrada com as Unidades Regionais do Centro-Norte, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de nove agentes da PRF. O recorde de autos de infrações foi em Goiás, com 94 autuações. Em Minas Gerais, foram registradas 22. As principais irregularidades encontradas foram o uso do transporte não autorizado e problemas em equipamentos obrigatórios, como tacógrafo e saída de emergência.
 
Segurança para população – O transporte clandestino coloca em risco a vida dos passageiros devido ao estado precário dos veículos e à falta de compromisso dos infratores com questões regulamentadas, tais como inspeção veicular prévia, antecedência criminal dos motoristas, itens e equipamentos obrigatórios (pneus, extintor de incêndio, cinto de segurança) e, principalmente, a não observância aos direitos dos usuários.
 
As ações de fiscalização da ANTT são constantes e têm sido intensificadas desde março do ano passado, quando entraram em vigor as novas medidas instituídas pela Resolução nº 4.287/2014, que prevê a apreensão, por 72 horas, de veículo flagrado realizando transporte clandestino.

Para sua segurança, o passageiro deve observar a regularidade do veículo antes de embarcar. O usuário pode tirar dúvidas ou fazer uma denúncia à Ouvidoria da ANTT pelo telefone 166, pelo e-mail [email protected], na aba Fale Conosco do site da Agência, ou pessoalmente, nos pontos de atendimento da ANTT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental