Viajar de carro é cinco vezes mais caro que viajar de ônibus

Fonte: Juntos a BordoFoto: Gilberto da Costa Junior A parte da população brasileira que acaba optando pelo automóvel para realizar viagens de curtas e médias distâncias estão, na verdade, gastando ...
Fonte: Juntos a Bordo
Foto: Gilberto da Costa Junior


001


A parte da população brasileira que acaba optando pelo automóvel para realizar viagens de curtas e médias distâncias estão, na verdade, gastando mais que o necessário. Segundo levantamento apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), os gastos com uma viagem de automóvel podem ser cinco vezes maiores do que os passageiros de ônibus pagam em cada embarque.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a diferença entre realizar uma viagem de carro e realizar a mesma viagem de ônibus é de R$500, em uma família de três pessoas com renda mensal de R$ 3000. O impacto de uma viagem de carro no orçamento mensal familiar pode ser até de 15%, enquanto a mesma viagem feita de ônibus tem um impacto de apenas 3%.
 
É importante lembrar que ao adquirir um carro, o consumidor assume automaticamente uma série de responsabilidades financeiras, como manutenções e reparos em oficinas, documentação e seguro, e até valores pagos em estacionamentos e eventuais pedágios que podem ser cobrados durante as viagens rodoviárias.
Ou seja, se você viajar de ônibus dá para viajar até todo mês. Portanto, vá de ônibus!