A quase paraibana, Uni buss

Fonte: LexicarFotos: Divulgação A Uni Buss – Carrocerias e Ônibus teve origem na Unisaúde Veículos Especiais Ltda., criada em 1996, em Tramandaí (RS), com o objetivo de transformar ônibus e micros ...
Fonte: Lexicar
Fotos: Divulgação


uni buss3


A Uni Buss – Carrocerias e Ônibus teve origem na Unisaúde Veículos Especiais Ltda., criada em 1996, em Tramandaí (RS), com o objetivo de transformar ônibus e micros fabricados por terceiros em unidades móveis de saúde. A empresa tem um histórico de nomadismo em sua localização: no ano 2000 transferiu-se de Tramandaí para Caxias do Sul (RS); em 2004 anunciou sua instalação no nordeste, em Teresina (PI) ou João Pessoa (PB), dependendo a escolha de quem oferecesse “mais vantagens“; em 2008, por fim, mudou-se para nova sede em Sapiranga (RS) – já sob nova razão social: Desenvolvimento Industrial de Carrocerias Ltda.

Em 2003, buscando se valer do grande crescimento do mercado brasileiro de micro-ônibus, criou a subsidiária Uni Buss, cujo primeiro (e único) veículo, o micro Athenas, foi lançado no ano seguinte. Tinha estrutura de aço e estilo muito próximo ao da Neobus, cujas carrocerias anteriormente costumava utilizar em suas transformação. Podendo ser montado sobre chassis Agrale e Volkswagen Caminhões, era apresentado em seis versões: rodoviário Ouro (toalete e 22 passageiros), urbano Prata (duas portas e 30 passageiros), escolar Bronze (36 crianças), além do executivo, intermunicipal e unidade móvel de saúde.

uni buss2

uni buss6

Logo depois de lançado, algumas centenas de unidades foram exportadas para a América Latina. Embora sua produção nunca tivesse alcançado níveis elevados, limitando-se à média de dez carros/mês, micros Athenas podem ser encontrados por todo o país, desde a cidade de São Paulo até estados longínquos das regiões Norte e Centro-Oeste. A empresa chegou a fabricar algumas poucas dezenas de carrocerias de maior porte, para ônibus convencionais (com motor dianteiro), a maior parte deles utilizados por órgãos públicos ou como unidades móveis.

uni buss6a

uni buss8

A Unisaúde foi uma das empresas envolvidas na chamada “CPI das Ambulâncias”, constituída pelo Senado Federal, em 2006, para investigar fraudes na compra de unidades móveis de saúde por prefeituras municipais.